TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sociedades Matrilineares

Por:   •  8/3/2018  •  Seminário  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

O povo Macua foi um dos primeiros povos a habitar Moçambique, vistos por muitos como um povo que esconde segredos, possui uma sociedade matrilinear na qual os homens quando se casam devem seguir a família da mulher e não tem nenhuma autoridade perante seus filhos, apenas sobre os filhos de sua irmã. A mulher é vista como chefe de família nessa sociedade; eles lutam para manter essa organização familiar visto que tiveram contato com povos ocidentais que tem uma divisão familiar diferente do povo Macua.

[pic 2]

Matrilinearidade: É a organização de um povo, família ou linhagem em que a descendência é contada em linha materna. A família tem como base a mulher, mãe ou filha, figuras mais estáveis que as outras do grupo familiar. Além disso, na família matrilinear é o homem que abandona seus laços familiares e vai morar com a família da esposa, adequar-se a seu estilo de vida.

Matrifocalidade: É o conceito que qualifica o grupo doméstico centrado na mãe, estando o pai frequentemente ausente ou com um papel secundário. Essa organização é considerada característica da família negra nas Américas, a chamada família matrifocal. Esses sistemas não significam um domínio das mulheres, mas sim a divisão de responsabilidades e privilégios.

Candomblé- As características de proteção e afeto maternos intensos, acrescidas à de provedora, que a mulher africana e afrodescendente detêm possibilitam a vivência da matrifocalidade na sociedade brasileira. Assim, todos os aspectos culturais, socioeconômicos e históricos associados dão indícios fundamentais para o entendimento do fato peculiar da mulher surgir como a detentora do poder religioso, a grande sacerdotisa central do candomblé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (414.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com