TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1

Trabalho Escolar: Atps Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – ESTATISTICA

TABOÃO DA SERRA

SETEMBRO / 2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 3

2 – APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATISTICO DE

PROESSO (CEP) 4

3 – CONCEITOS DE APLICAÇÃO DE ESTATISTICA 5

4- PESAGEM 7

5 – TABELAS DE FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA 8

6 – TABELAS DE PESOS 9

7 – CONCLUSAO 11

8- BIBLIOGRAFIA 12

1 - INTRODUÇÃO

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos que para sabermos trabalhar com diversas situações, em varias área de conhecimento, para ajudar as nossas atividades do dia a dia, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas, como os dados estatísticos é fácil fazer uma analise de desempenho e identificar pontos fortes e fracos de um individuo, sendo assim podendo trabalhar nas áreas que será necessário a melhoria.

Os conceitos estatísticos permitem identificar situações críticas, e atua no controle do desempenho, pois atua como uma ferramenta de estudo, como por exemplo na área da medicina os seus resultados para saber a

evolução e acompanhar os resultados de pessoas que possuem uma certa doença. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos em diversas áreas, pois o seu objetivo é fornecer técnicas e métodos para nos ajudar com as situações incertas.

2 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONNTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS (CEP)

No conceito de controle estatístico de processo (CEP), em um produto considerado como estratégicos pela empresa, é possível identificar a maior qualidade a ser percebida por parte do consumidor.

Por esse produto já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire a prova que serão sinados e em seguida submetidos a tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

A coleta de amostras é unitária. Outros aspectos adotam este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido a tração após estar resfriado cerca de 240 minutos após a fundição dependendo da temperatura do local.

O processo de inspeção é sempre com o primeiro bloco do lote que foi produzido, se sua dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário entra no procedimento que admite a existência de problemas.

Os dados dos resultados dos testes de tração fornecidos pela empresa, que foram acessados através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os quais correspondem a ensaios de tração realizados na linha de fundição, sempre que ocorreram produções, durante todo o ano de 2004.

3 - CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATISTICA

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podendo fazer analises e utilizar resultados.

Neste sentido a estatística tem sido utilizada para aumentar os recursos econômicos, a qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais entre outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.

Os números-índices são medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, para comparar grupos de variáveis e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, entre outras. É possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, como produtos, pessoas e organizações. Para o administrador eles são de grande importância, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Qualquer análise no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, onde o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, pois o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa. Por exemplo, se uma empresa aumenta seu faturamento de um período a outro, isso não quer dizer necessariamente que suas vendas melhoraram em termos de quantidade de vendas.

Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com