TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1 E 2 Completos

Trabalho Escolar: Atps Etapa 1 E 2 Completos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

Taboão da Serra

23/09/2013

Etapa 1 Contabilidade

Passo 1

O Objetivo da contabilidade

A contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisões, nada mais é que um conjunto de atividades que compreendem elaborar um plano de contas analisar e interpretar os fatos contábeis.

Usuários preferenciais ou externos são: acionistas, credores em geral.

Usuários secundários são: administradores da entidade e o fisco.

Informações de natureza econômica: capital e patrimônio

Informações de natureza física: numero de clientes e funcionários numa empresa.

Informação de natureza de produtividade: receita bruta per capta, depósitos por cliente, etc.

Para que a contabilidade possa contribuir para o processo decisório dos usuários, as empresas devem divulgar todas aquelas informações que ajuda a avaliar a situação patrimonial e de resultados. Se as informações contábeis forem restritas podem gerar: deficiência na estrutura do modelo informativo; baixa credibilidade; limitações do próprio usuário e linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

Etapa 1 – Passo 2

Qual a semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa, quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.

A vida financeira particular: em nossas vidas passamos por um grande processo de aprendizagem, oque nos destaca e nos coloca em certos cargos diferenciados de outras pessoas ao longo de nossa jornada do trabalho, lutamos para conseguirmos melhores cargos com melhores remunerações e automaticamente atribuímos mais responsabilidade buscou melhores colocações e traçamos um plano de crescimento pessoal cujo objetivo é melhorar não só a parte financeira como também a parte profissional, com metas de pequeno, médio e longo prazo.

A vida de uma empresa, uma empresa tem como objetivo crescer e aprimorar o trabalho no qual executa, as semelhanças entre a vida financeira particular e a vida de uma empresa é que ambas possuem como objetivo crescimento e aprimoramento, com planos e metas a serem atingidos passo a passo.

Os controles de investimentos de uma empresa são muito semelhantes com um curso, por exemplo, na vida financeira particular, o ato de separar as despesas e controlar os gastos.

Os resultados, na vida particular um melhor posicionamento profissional e na empresa uma melhor colocação no mercado, ambas aumentando responsabilidade e recebendo melhores remunerações.

Os objetivos na vida financeira, desejamos conforto ter a aquisição de uma casa um carro próprio e na empresa seria ter uma frota completa sem precisar de serviços terceirizados como os de transporte por exemplo.

Etapa 1 – Passo 3

Questões

1- Você imaginaria a sua empresa sem a contabilidade? Explique como seria.

R: Não, pois sem a contabilidade não temos noção de gastos e recursos usados no decorrer do processo da empresa.

2- Quando a contabilidade é necessária?

R: No dia a dia da empresa, pois sem ela não teríamos o controle financeiro da empresa, um exemplo disso seria o fluxo de caixa que é uma ferramenta que usamos diariamente.

3- Uma empresa sem uma contabilidade eficiente pode ter sucesso? Explique.

R: Não, porque a contabilidade é um dos principais recursos para ter controle em uma empresa, sendo assim se não houver uma contabilidade adequada a responder qualquer situação inesperada não haverá eficiência.

4- O que melhorou em sua empresa depois que conseguiu utilizar todos os recursos da contabilidade?

R: O controle dos gastos e ganhos ficou muito mais transparente.

5- No momento da abertura da empresa, de que forma fazia o registro das movimentações financeiras?

R: Planilhas, atas, livro – caixa.

6- Quem faz a contabilidade da sua empresa? É um serviço externo ou um funcionário especifico exerce esse papel?

R: É um serviço terceirizado feito por um contador, a empresa ainda não possui um departamento contábil.

7- Porque você acha que a empresa precisa manter e organizar a sua contabilidade?

R: Acho que a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica e financeira, é também indispensável para realizar negócios com o governo ou fornecedores como contratos, licitações, etc.

Etapa 2

Passo 1 :

Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos. Mas para chegar a esse conceito vários estudiosos contribuíram para esse estudo, tais como:

* DEFINIÇÃO DE ATIVO

Iudícibus (2009) Maximiza a importância para a ciência contábil, para ele o estudo de ativo é o mais importante para a contabilidade onde ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade"

Hendriksen e Van Breda (2007) Ativos são, na sua essência, reservas de benefícios futuros.

Standards Board (FASB) Apresentados através do SFAC 62, onde os ativos são definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, que são obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados.

Perez e Famá (2006) Para a Contabilidade Básica são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração.

Meigs e Johnson (1962 apud IUDÍCIBUS, 2009) Definem ativos como recursos econômicos possuídos.

Sprouse e Moonits (1962, apud IUDÍCIBUS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com