TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa2 Formação Social

Trabalho Escolar: Atps Etapa2 Formação Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

ERA VARGAS E GUERRA DE CANUDOS

- Passo 3 E 4

A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

Desde a proclamação da república até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Caracterizada por ser dominada pela oligarquia cafeeira e pela conhecida aliança política "café com leite" (entre São Paulo e Minas Gerais),a elite cafeeira revezava na presidência do Brasil, movida pelos seus interesses políticos e econômicos (REPÚBLICA VELHA, SILVA, 2011).

Os fatos que marcaram a república velha foram a sustentação da ASSINATURA DA CONSTITUIÇÃO DE 1891

Etapa 2 – Passo 1 e 2

A organização político administrativa daquele período estava diretamente vinculada a realidade do coronelismo. De Vereador à Presidência da República as eleições passavam pela capacidade dos candidatos e seus partidos políticos de conseguir barganhar o apoio dos coronéis e seus currais eleitorais (PEREIRA, 2000).

Os dados mais relevantes dessa época foram a Política dos Governadores e os barões do café controlavam a maior parte da economia brasileira. As exportações de café representavam a maior parte dos negócios brasileiros. A partir de 1894, com a eleição de Prudente de Morais inaugurava-se também o predomínio político dos cafeicultores no governo federal. O poder do Estado estava nas mãos da aristocracia, liderada e comandada pelos Cafeicultores. Houve também a política do café com leite, a revolta dos canudos e dos contestados, a revolta da vacina, a revolta da chibata.

Para Civita, (2008) a modernização conservadora no período de Getúlio Vargas teve a marca do compromisso entre as novas elites industriais e as velhas oligarquias agrárias. Getúlio Vargas foi o personagem mais forte dessa época. Empenhou-se no fortalecimento do Estado, na industrialização da Constituição de um mercado nacional integrado e de manipulação dos corações e das mentes do povo pobre. Foi popularidade única brasileira.

Na constituição de 1891 os latifundiários tomaram o poder deixando para trás o Imperador. Os latifundiários antes, só podendo participar dos partidos políticos agora podem governar. Isso pode ser uma novidade, mas a economia continuou agro-exportadora. As províncias ganharam autonomia e passaram a administrar seus próprios recursos.

O voto passou a ser universal masculino, para homens maiores de idade e alfabetizados, passou a ser aberto, favorecendo a manipulação, o voto de cabresto, voto bico de pena e falsificação de votos. A igreja se separou do Estado e o número de deputados passou a ser proporcional ao número de habitantes. A primeira metade do século XX caracteriza-se, no que se refere ao relacionamento Portugal – Brasil, como um período onde, embora este elo bilateral não tenha sido um dos vértices centrais da política externa de cada um destes países lusófonos (pelo menos relativamente aos

resultados alcançados), tenha ficado demonstrada a importância, para ambos os lados do Atlântico, da manutenção da ligação luso-brasileira, quer ao nível político-diplomático, quer ao nível pragmático, procurando aprofundar esse relacionamento através de mecanismos formais e operacionais que se traduzissem em vantagens para as populações nacionais e para o melhoramento da própria imagem e prestígio de cada nação perante o sistema das relações internacionais.

A constituição de 1891 foi a primeira do Brasil seu principal redator foi Rui Barbosa definiu o presidencialismo como forma de governo estabeleceu os três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com