TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 7

Trabalho Universitário: Aula Tema 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 02: Cultura

O que define a cultura brasileira e o ser brasileiro? É possível dizer que existe uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro? Por quê?

Resposta: A cultura brasileira é exatamente essa mistura de varias outras culturas que foram introduzidas durante sua história, portanto não tem como dizer que o brasileiro segue exatamente uma cultura ou um modo de ser, ou seja a cultura e mode de ser brasileiro é um aglomerado de culturas.

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Qual personalidade brasileira poderia ser considerada um herói nacional? Por quê? Em que medida a personalidade escolhida simboliza a sociedade brasileira?

Resposta: Creio que nossa Presidente Dilma, pois por estar num cargo de extrema importância e em contra partida quebra alguns tabus como o machismo que ainda impera na sociedade brasileira.

Aula-tema 04: As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais

A mestiçagem racial que originou a sociedade brasileira por meio do encontro de indígenas, negros africanos e europeus, faz com que esta sociedade seja democrática racialmente? Por quê?

Resposta: Não, porque apesar do pais ser praticamente mestiço existe ainda muito preconceito, seja ele na desigualdade social ou profissional.

Aula-tema 05:

Uma localização geográfica particular, uma região ou uma localidade, como quais as pessoas se identificam exemplo: comunidade bragantina, comunidade campineira.

Um tipo particular de relação social que é característico e compartilhado pelos membros de uma determinada comunidade/grupo.

Etnocêntrica são grupos as quais pessoas sentem que pertencem expressam a ideia de "meu/minha”, "nosso/nossa '‘. Que toda nação moderna possui em maior ou menor grau de uma concepção etnocêntrica.

Resposta: Um exemplo bem claro é quando vemos Muçulmanas pelas ruas do país, mulheres totalmente cobertas com a burca e logo de cara estranhamos, pois a nossa cultura cultua uma pratica quase que oposta, onde mulheres usam roupas curtíssimas.

Para evitar atitudes etnocêntricas, é seguir aquele velho ditado, devemos respeitar para sermos respeitados e de que não existe cultura superior ou inferior, apenas culturas distintas e que uma pode completar a outra.

Aula-tema 06:

Instituições Religiosas e Instituições Educacionais. Porque a instituição religiosa promove a sociabilidade fortalecem a coesão social e aumentam a solidariedade grupal e a instituição educacional é preparar as pessoas para o desempenho de papéis ocupacionais, preservar a cultura e passando-a de geração a outra geração e melhorar os relacionamentos sociais.

Resposta: Tem a Familiar onde recebe-se vários tipos de educação, e podemos citar a Educacional, que é onde o individuo tem seu primeiro contato com diferentes pessoas e culturas. E as Religiosas onde são cultuadas diferentes formas de se viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com