TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula 03

Artigos Científicos: Ava Aula 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Vamos demonstrar neste trabalho o exemplo da empresa fabricante de tintas, a Coral que vem desenvolvendo estudos para a utilização de garrafas PET descartadas pela população para a criação de produtos sustentáveis e de qualidade. Daremos, também, o exemplo de fabricação de tubos hidráulicos a partir de, entre outros componentes, a garrafa PET.

DESENVOLVIMENTO

Parte das garrafas PET descartadas diariamente pela população é recolhida por catadores que as encaminhas aos diversos pontos de coleta espalhados pelas cidades. Muitos desses catadores não fazem ideia do destino dado a esse material.

Parte dele é destinado à reciclagem e à fabricação de novas garrafas PET. Outra parte é utilizada como matéria-prima para fabricação de diversos produtos. Dentre eles, esmaltes, vernizes e tubos de esgoto.

Após alguns estudos, a Coral Tintas passou a utilizar garrafas PET na composição de resinas, esmaltes sintéticos e vernizes, antes derivadas de petróleo, que é um material não renovável e extremamente poluente. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) indicam que 15% da produção da linha de tintas para imóveis do país tem essa origem.

E os esmaltes e vernizes, produzidos a partir das garrafas PET, apresentam melhores resultados finais, segundo Matteo Lazzarin, gerente do Laboratório de Desenvolvimento da Coral. "As vantagens são secagem mais rápida e maior estabilidade no brilho."

Com 2,5 garrafas PET é possível produzir um galão de 3,6 litros de esmalte sintético. Material suficiente para pintar 50 metros quadrados de parede.

Segundo Hermes Constesini, responsável pelas Relações com o Mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) o trabalho desenvolvido pela Coral Tintas enquadra-se no conceito de construção sustentável, pois reúne benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

Além de tintas, as garrafas PET servem de matéria-prima para a fabricação de tubos ecológicos. O material recebeu o nome de “Tubopet”. É resultado da mistura de vários plásticos reciclados com teor acima de 75% de PET. Isso representa a reutilização mensal de 2 milhões de garrafas na produção de mais de 100 toneladas de tubo. Além do aspecto ambiental, os tubos custam até 30% mais baratos que os tubos normais, além de apresentar melhor desempenho na construção civil e vem sendo utilizados na construção de moradias para a população de baixa renda.

Nos trabalhos desenvolvidos pela Coral, podemos identificar os seguintes benefícios:

Dimensão Econômica: Com o reaproveitamento das garrafas PET e utilização na composição de seus produtos, a empresa reduz significativamente os custos de produção oferecendo um produto de qualidade superior, devido às características da matéria-prima. Com isso, terá a possibilidade de oferecer produtos com preços mais atraentes.

Dimensão Social: A utilização desse material, de difícil decomposição promoverá sua retirada do meio-ambiente. Com isso, a agressão promovida irá reduzir consideravelmente. Outro aspecto é a geração de empregos e lucros, pois os catadores de lixo poderão obter maiores ganhos gerando, assim, melhor qualidade de vida. Em consequência, as garrafas PET descartadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com