TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balancete De Verificação

Exames: Balancete De Verificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

O Balancete de Verificação é um Resumo Ordenado de todas as contas utilizadas pela Contabilidade.

Este relatório, embora muito útil, auxilia, mas não detecta toda a gama de erros que podem ocorrer nos lançamentos contábeis. Por outro lado, além de fornecer informações uteis o Balancete de Verificação é também um importante instrumento contábil para a tomada de decisões.

O Balancete de Verificação e baseado no Método das Partidas Dobradas (Frei Luca Pacioli – Itália Séc. XV) que diz o seguinte: “Para qualquer operação envolvendo o Patrimônio, há um ou vários registros a Débito em uma das contas e um ou vários registros a Crédito em outra conta, de tal sorte que o total dos lançamentos a débito é sempre igual ao total dos lançamentos a crédito”.

REgime de Caixa:

O Regime de Caixa é definido como responsável pelas despesas e receitas que são analisadas para apurar o resultado do exercício. Todas as receitas recebidas e todas as despesas pagas deverão ser consideradas, independente da data que ocorreu a demanda dos fatos. Só entrarão na apuração dos resultados, as despesas e receitas que transpõem pelo Caixa. Assim sendo só será tributado e considerado o dinheiro que foi recebido, no momento que a parcela foi descontada do cliente e não no momento da emissão da nota Fiscal.

O Regime de Caixa só será válido para as entidades que não possuem fins lucrativos, no qual as definições de despesa e receita se identificam em alguns casos com a admissão de pagamento. É importante que os registros sejam de entrada e saída, sejam supervisionados e que haja o controle do que foi recebido e o que ainda está por receber, seja através de transferência bancária, cartão de crédito ou cheque.

Os valores do Regime de Caixa são ordenados através da data de pagamento ou vencimento, importando quando a empresa irá pagar ou receber a conta e não quando a despesa ou a venda foi ocasionada. Visualizando tal conceito graficamente temos: Entrada-Saída = Superávit ou Déficit.

O Regime de Competência é responsável por designar lucros e prejuízos da organização, diferenciando- se do regime de caixa devido à data emitida nas receitas e despesas (o cálculo é feito pela data em que ocorreu o fato gerador). Visualizando tal conceito graficamente temos: Receitas – Despesas = Lucro ou Prejuízo.

No Regime de Competência as despesas incididas e despesas efetuadas serão consideradas pelo resultado/apuração do exercício, independente de ter sido ou não recebidas, considerando sempre suas datas de ocorrência, não importando o período de vencimento, mas quando a data em que a despesa e a receita são faturadas independentes de quando irão ser liquidadas.

O fator mais importante entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa consiste em diferenciar um mês do outro, pois o primeiro identifica se houve mais lucro que despesas, já o segundo identifica se as vendas efetivadas foram satisfatórias em render lucro para a empresa.

Em algumas situações a sobra de dinheiro no caixa nem sempre é resultado de lucro. Exemplos:

* recebimentos que antecedem o prazo para pagamento;

* itens disponíveis que são vendidos e que já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com