TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balancete De Verificação

Artigo: Balancete De Verificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Desde os primórdios a humanidade já fazia uso da Contabilidade com o intuito de controlar riquezas, perdas e ganhos. A Contabilidade que é considerada uma ciência social tem evoluído gradativamente com o passar dos anos, tornando-se essencial para o homem e sua vida financeira. Tendo como objetivo fornecer Informações que auxiliem os usuários da contabilidade na tomada de decisões essa ciência faz uso de Demonstrações Contábeis. Essas Demonstrações são compostas por vários itens, porém como este trabalho acadêmico tem por objetivo a elaboração do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa fictícia Inovação e Desafio Com. Ltda. nos limitaremos a estes dois itens.

Além da elaboração do balanço desta empresa fictícia, traremos também uma resenha do documento Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) focando nos temas: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido; abordaremos os conceitos de Demonstração do Resultado do Exercício, Receitas, Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Liquido. Concluindo com a definição de Balancete de Verificação e Apuração do Resultado.

Conclusão

Com este trabalho acadêmico tivemos a oportunidade de realizar um Balanço Patrimonial, o que é de suma importância para estudantes do curso de Ciências Contábeis, a Contabilidade se aprende na prática do dia-a-dia, e com este trabalho pudemos praticar este tema. Notamos a importância de compreender os conceitos de DRE, Receitas, Lucros, o que são os Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

Para o bom andamento da empresa é muito importante que o Balanço Patrimonial esteja sempre atualizado e que atenda todas as exigências da lei, sendo de fácil compreensão e exibindo com total veracidades todos os lançamentos contábeis, auxiliando os usuários da Contabilidade na tomada de decisão.

Etapa4 passo 2

BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

É um demonstrativo contábil no qual são reunidas todas as contas em movimento da entidade juntamente com seus respectivos saldos, este balancete é utilizado para verificar se os lançamentos contábeis estão sendo feitos corretamente e também pode ser muito útil para a tomada de decisão. Pode se dizer que o Balancete de Verificação é um Resumo Ordenado de todas as contas lançadas no Livro Razão. Segue abaixo um modelo de Balancete de Verificação:

Observando o exemplo acima notamos que a escrituração contábil baseia-se no método das Partidas Dobradas, segundo o qual temos que para cada crédito teremos um débito, portanto não há devedor sem credor. Verificar se os valores das contas credoras é exatamente igual as contas devedoras é o principal objetivo do Balancete de Verificação. Existem quatro tipos de Balancetes de Verificação:

 Balancete de duas colunas, dividido em Devedor e Credor (Saldos);

 Balancete de quatro colunas, divido em Débito e Crédito (Movimentos) e Devedor e Credor (Saldos);

 Balancete de seis colunas: Devedor e Credor (Saldo Inicial), Débito e Crédito (Movimento) e, Devedor e Credor (Saldo Final);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com