TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasília é a capital federal do Brasil e sede de governo do Distrito Federal

Artigo: Brasília é a capital federal do Brasil e sede de governo do Distrito Federal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Brasília é a capital federal do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60 592 reais).

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Brasília começou a existir na primeira Constituinte no Império Brasileiro, em 1823, numa proposta colocada por José Bonifácio de Andrada e Silva, argumentando quanto à necessidade da mudança da Capital para um ponto mais central do interior do país e sugerindo ainda para a cidade o próprio nome que a tornou famosa em todo o mundo.

A vocação mística de Brasília se inicia quando é incorporada à sua história a visão soft do santo italiano, São João Bosco - Dom Bosco. Ele dizia ter sonhado com uma espécie de terra prometida para uma civilização do futuro, que nasceria situada entre os paralelos 15° e 20°, às margens de um lago.

No dia 7 de Setembro de 1922 é lançada a pedra fundamental de Brasília, próxima a Planaltina. Por inspiração e iniciativa do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956, foi criada a NOVACAP - Companhia Urbanizadora na Nova Capital, empresa pública à qual foi confiada a responsabilidade e competência para planejar e executar a construção da nova capital, na região do cerrado goiano. Tudo surge a partir do sinal da cruz traçado por Lúcio Costa, o encarregado do urbanismo da cidade, que seguiu o esboço inicial apresentado por José Pessoa a quem a história, injustamente, esqueceu.

O Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, paraibano de nascença, apresentou um projeto sobre Brasília, que foi o alicerce para que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer dessem andamento. Infelizmente os créditos pelo projeto da construção da capital federal é conhecido apenas em parte. A ver

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »