TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA II

Exames: CONTABILIDADE AVANÇADA II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................03 Desenvolvimento...............................................................................................03 Noções Gerais de Joint Venture.......................................................................03

Características das Joint Ventures no contexto Internacional...........................03

Tipos da Joint Venture......................................................................................04

Vantagens e Desvantagens dos contratos de Joint Venture............................04

Passo 2 contabilizações sócio minoritário, integralização de capital................05

Venda e contabilização de estoque..................................................................06

Elaboração do Balanço Patrimonial da Joint Venture e da DRE.......................07

Conclusão..........................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................09

Aula tema: Investimento em empreendimento controlado em conjunto – Joint Venture.

Introdução

Através desta atividade o grupo pôde aprimorar os conhecimentos teóricos sobre o tema: o contrato de joint venture como instrumento jurídico de internacionalização e assim facilitar a aplicação no estudo de caso, onde será desenvolvido e apresentado na sequência a Demonstração de Resultado da joint venture.

Desenvolvimento

Joint Venture ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado negócio sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Uma Joint Venture pode ser usada em uma série de atividades, nos diversos setores da economia. No Brasil e no mundo as maiores joint ventures aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação.

São diversas as motivações das empresas para a realização de uma joint venture, entre elas um maior know-how que permite a superação de algumas barreiras no mercado de trabalho; a competição e ampliação de novos mercados visando à internacionalização, investigação e expansão de atividades que tenham em comum.

Noções Gerais de Joint Venture

Em razão de sua flexibilidade e facilidade de constituição, a definição de joint venture continua em permanente evolução, pois constitui na única forma de possibilitar que países em desenvolvimento adquiram tecnologia, repartindo com os investidores os lucros das operações.

Características das Joint Ventures no Contexto Internacional

As joint ventures podem ser caracterizadas como:

 Comunidade de interesses é uma combinação de contribuições de esforço comum dos co-ventures, podendo ser de bens, direitos, dinheiro etc.;

 Faculdade para representar e obrigar os demais co-ventures, tem o poder para obrigar os demais sócios perante terceiros;

 busca de um objetivo comum, características essencial das joint ventures, é um acordo de cooperação.

 Dever de não concorrência, ou lealdade, buscando enfim um objetivo comum, devendo sempre atuar nos limites determinados em contrato, no sentido da existência de uma comunidade de interesses.

Tipos da Joint Venture

Existem dois tipos de joint venture:

a)Joint venture contratual ( non corporate) , na qual não existe a formação de uma nova empresa (não tem personalidade jurídica);

b)Joint venture societária, que implica a criação de uma nova empresa que tem personalidade jurídica.

Podemos citar como exemplo de joint venture a empresa BRF- Brasil Foods ( empresa de produtos alimentícios) que no ano de 2012 associou-se à empresa chinesa DCH- Dah Chong Hong Holdings Limited com o objetivo de distribuir no mercado chinês produtos alimentícios in natura e processados, e desenvolver a marca Sadia na China.

Vantagens e desvantagens dos Contratos de Joint Venture

As empresas no Brasil hoje atuam em dois mercados: o nacional e o internacional, cada um com suas próprias regras e normas e que comandam o fluxo de bens e serviços. Os produtos não circulam somente em mercados e economias diferentes, mais também através de sistemas jurídicos distintos. O circuito internacional estabelece um sistema de comunicação entre as disposições legais e técnicas de cada mercado com o mercado mundial. Assim facilitando o intercâmbio empresarial, assim diferentes empresas aprendem umas com as outras, ultrapassando os desafios com mais eficiência e competindo no mercado com mais competência.

Além disso, uma das principais vantagens da joint venture é que as empresas envolvidas partilham os riscos e custos dos projetos, o que é essencial tendo em conta que muitos desses projetos requerem um grande investimento na fse inicial.

No entanto, no contrato joint venture acontece o mesmo que os outros, se não forem bem conduzidos poderá trazer problemas, fracassos de objetivos. Uma das questões poderá ser a razão da instabilidade das relações, de eventuais disposições contratuais mal redigidas. Pois isso é sempre bom analisar algumas situações que podem ocorrer no momento de assinar o contrato.

Outra situação problema é a dinâmica de trabalho diferente, pois a empresa menos competente poderá ser empecilho para o sucesso do projeto.

No âmbito da joint venture, iniciar e gerir os projetos requer muito mais tempo, e o processo de tomada de decisão fica menos flexível, já que é preciso gerir as ideias e vontades das duas ou mais empresas.

Passo 2

1 – o sócio minoritário retira-se da sociedade da Excelsior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com