TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DAS ATIVIDADES ESPECIAIS: ABORDAGEM DA CONTABILIDADE DE EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Pesquisas Acadêmicas: CONTABILIDADE DAS ATIVIDADES ESPECIAIS: ABORDAGEM DA CONTABILIDADE DE EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade na atividade imobiliária, mas precisamente a da construção civil, é um grande desafio para os nossos profissionais da área contábil, em virtude de suas particularidades, que as diferenciam das demais atividades econômicas. A legislação tributária apresenta-se de forma bastante complexa e a contabilização das receitas referentes a venda de unidades imobiliárias, bem como o reconhecimento dos custos e a determinação do lucro, exige muita cautela por parte do contador. Na atividade da construção civil, normalmente o início e a conclusão das obras ocorrem em períodos contábeis diferentes, surgindo dessa forma grupos de contas de resultado de exercícios futuros, onde o contador deve controlar as receitas e os custos diferidos, para isso é necessário que se tenha um plano de contas bem elaborado que facilite o contador. A importância da internacionalização das normas contábeis levou o conselho federal de contabilidade a criar um comitê de pronunciamento contábil ( CPC ), com o objetivo de emitir pronunciamentos técnicos visando a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Dessa forma, surge o “CPC 17 – Contratos de Construção”, o qual foi elaborado com base nos padrões internacionais.

Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo o estudo dos aspectos contábeis e tributários referentes à atividade da construção civil e sua adequação às Normas Internacionais da Contabilidade conforme pronunciamento técnico 17, editado pelo CPC. Para isso, a tipologia da pesquisa utilizada foi à descritiva. Ao termino da pesquisa, foi possível evidenciar os aspectos contábeis e tributários mais relevantes, relativo à atividade da construção civil, bem como estabelecer o tratamento contábil dispensado para o reconhecimento das receitas e dos custos associados ao contrato de construção, ao longo dos períodos de execução da obra, com base no CPC 17.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com