TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 4 Ciencias Sociais

Monografias: Caso Concreto 4 Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação prática e teórica

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou “ter um pé na cozinha”, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, consequentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno surpreendeu com a frase: “Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância”. Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do “mito das três raças”.

Segundo o mito das três raças o Brasil se tornou uma sociedade mestiça e homogênea, onde não existiria preconceito "racial" e todos os indivíduos seriam, em potencial, capazes de possuírem igualdade formal, material e moral entre si, pelo fato de todos sermos descendentes de três características: Negros, Índios e o Branco (europeu). Ou seja, não é possível distinguir a raça brasileira pelas características aparente de seus cidadãos. O caso acima exemplifica isso quando FHC, possuindo traços europeus e sendo considerado “branco” diz que possui ancestrais negros e por isso é um negro em essência. O contrário também acontece ao Ronaldo, quando o mesmo possui em sua aparência traços negros, mas se vê como branco, talvez pelo tom clareado de sua pele. O fato é: Não há como distinguir raças no Brasil em sua totalidade, o que gera preconceito da parte de muitos, pois uma grande parte, pensa que “raça” tem haver só com a aparência, mas a descendência conta.

Questão de múltipla escolha:

Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:

1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.

2. Gobineau e Sério Buarque de Holanda. (R)

3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.

4. Gilberto Freyre e Gobineau.

5. Gobineau e Darcy Ribeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com