TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Ciencias Sociais

Trabalho Universitário: Caso Concreto Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  5.602 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Discursiva

O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva:

(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.

(ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.

( i ) Comte definiu a Sociologia ou Filosofia Positiva como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.

( ii ) Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual: o teológico, o metafísico e o positivo. No segundo estagio, a realidade era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos. No segundo estágio, a realidade era explicações somente poderiam ser baseadas em leis cientificas descobertas através da experimentação, observação ou lógica.

Questão de múltipla escolha

(UFUB/2009) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa.

A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.

B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.

C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.

E) Produzir um conhecimento da vida social baseado em premissas teológicas e míticas.

Alternativa C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com