TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Ciencias Sociais

Artigo: Caso Concreto Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  2.359 Visualizações

Página 1 de 2

Em um conhecido episódio da nossa história, Oswaldo Cruz liderou uma campanha de erradicação da febre amarela na cidade do Rio de Janeiro. Cientista de grande porte, tendo estudado no Instituto Pasteur, na França, convenceu as autoridades de que era necessário vacinar todos os moradores da cidade. Objetivamente, sua preocupação era a de combater uma epidemia que estava matando grande parte da população carioca. Entretanto, essa iniciativa não foi bem recebida pela população, que atacava os agentes da brigadansanitária e promoveu uma série de protestos que ficou conhecida como a ?Revolta da Vacina?. Uma das causas da reação adversa da população foi o fato de que, para aplicar a vacina, os agentes sanitários viam os braços desnudos das moças, considerados objeto de desejo na época, e, portanto, não podendo ser mostrado a estranhos.

Pergunta­se: se Oswaldo Cruz pudesse ter recorrido a um cientista social, como ele poderia ter auxiliado? Analise sob o prisma da objetividade científica e da relação sujeito/objeto os fenômenos acima descritos.

R: Oswaldo cruz poderia ter recorrido ao um cientista social pois ele iria estudar todas as possibilidade,conseguiria trazer a melhor forma de conseguir convencer a população da vacina , pois se não tomasse lhe traria a morte por conta da doença , a ciências sócias tem como objetivo estudar cada caso , tudo que se diz respeito a cultura humana , sua historias, suas realizações , seus modos de vida e seus comportamentos individuais e sociais.

Questão de múltipla escolha:

A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico.

?(a) Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.

?(b) Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios .

?(c) Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.

?(d) Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.

?(e) Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.

R: (B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com