TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concreto 06 Ciencias Sociais

Casos: Casos Concreto 06 Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCREO NR 06

Questão discursiva:

Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador

São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia.? (O Estado de São Paulo , 24/02/2013)

A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de Èmile Durkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade?

Segundo Emile Durkheim, o individuo de forma geral sofre a coesão social em todas as sociedades na infância onde a família, os costumes e as tradições vão ser a base, a sociedade e a escola vão desenvolver o conhecimento dos indivíduos, construindo na pessoa um caráter social, esse caráter é deturpado pelo ambiente onde se encontra e em certo período histórico fazendo com que o indivíduo aja contrario aos padrões das normas de conduta legal, em suma, os meios justificam o fim.

Questão de múltipla escolha:

Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:

A) Legais ou espontâneas.

B) Legais ou ilegais.

C) Espontâneas ou ensaiadas.

D) Legais ou especiais.

E) Espontâneas ou individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com