TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos / Trabalho De Cultura Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Casos Concretos / Trabalho De Cultura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Caso Concreto 1 (Respostas)

1. Nós não nascemos prontos. O indivíduo para se integrar a sociedade e partilhar do seu modelo, passa por um processo de socialização, isto é, de aprendizado dos modos de vida.

2. O processo de socialização ensina aos meninos e meninas diferentes padrões, moldando não somente seus comportamentos, mas também seus corpos.

3. Letra B.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Caso Concreto 2 (Respostas)

1. Ciências Naturais - O tratamento estaria voltado ao clima e aos efeitos destes no solo, na vida biológica dos seres vivos(plantas, animais, entre outros);

Ciências Sociais - Tratariam das misérias, dos retirantes, das políticas públicas para os efeitos da seca, das consequências do êxodo rural.

2.

CÊNCIAS NATURAIS CIÊNCIAS SOCIAIS

Mudam muito devagar Mudam rapidamente

Podem ser isolados em laboratório Não podem ser isolados em laboratório

Objetos simples Objetos complexos

3. Letra E.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Caso Concreto 4 (Respostas)

1. O Mito das três raças afirma que a sociedade e a cultura brasileira foram constituídas por três raças diferentes, que são: os negros, os europeus (portugueses) e os índios.

2. Letra D.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Caso Concreto 5 (Respostas)

1. 1° fase – Teológico: as coisas são explicadas por Deus;

2° fase – Metafísico: os fenômenos são explicados por forças ocultas;

3° fase – Positivo: as pessoas buscam por respostas científicas.

2. Letra C.

Introdução

A Cultura Brasileira é formada por varias etnias, fazendo com o que o Brasil seja o país com mais misturas de raças do planeta. Essa miscigenação se deu uma partir da colonização portuguesa no início do século XVI. Apesar de ser um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram grande influência na cultura nacional, por isso destacamos principalmente brancos, negros e os índios. Os índios são constituintes da população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação, e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Em 1800, os negros eram 47% da população, contra 30% de mulatos e 23% de brancos. Fatores como, por exemplo, uma proibição: fazer tráfico de escravos (1850), uma elevada mortalidade da população negra, o forte estímulo à imigração europeia (expansão cafeeira), além da intensa miscigenação entre brancos e negros, alteraram profundamente a composição étnica da população brasileira. Em 1880, os negros estavam reduzidos a 20% da população, contra 42% de mulatos e 38% de brancos. Dai em diante, ocorreu uma diminuição constante da população negra e aumento progressivo da população branca (intensificação da imigração europeia, apos a abolição da escravidão). Em 1991, Os negros eram apenas 4,8% da população total contra 55,2% de brancos e 39,2% de mestiços.

Brancos

Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os Europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. E com isso, com essa mudança toda vinda da Europa, com a maioria da população branca, vemos que os europeus trouxeram a cultura “branca” para nosso país.

A cultura indígena foi também parcialmente eliminada pela ação da catequese e intensa miscigenação com outras etnias. Atualmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original.

Negros

A cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos trazidos na época do Brasil Colônia, ou seja, não período colonial. A cultura europeia, tida como branca, predominava no país e localidade, não dava margem aos trajes africanos, era discriminado pela sociedade branca, na época, a maioria. Então, observa-se na Sociedade localidade: Não se tinha como manifestações, porem, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos. Nessas comunidades, havia liberdade para os negros se manifestarem, os trajes de suas terras natais sem engenhos de açúcar, enguias desenvolveram a capoeira. Uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança, era praticada para ser usada contra os inimigos (senhores de engenho).

Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é uma questão dos diferentes temperos dados a nossa culinária. Eles tiveram uma capacidade de mesclar as coisas da Cozinha indígena com os da europeia e transforma-los em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo.

O acarajé, o vatapá, o bobó, uma feijoada são os pratos mais famosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com