TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Empresarial

Trabalho Escolar: Cenário Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

VIVIANE VIEIRA BISPO

CENÁRIO EMPRESARIAL

Jequié

2012

VIVIANE VIEIRA BISPO

CENÁRIO EMPRESARIAL

Poetfólio apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Básica, Matemática, Introdução ao Direito Público e Privado e Fundamentos da Administração.

Jequié-Bahia

2012

SUMÁRIO

1. Introdução ......................................................................................................4

2. Cenário empresarial.......................................................................................5

3. A matemática a serviço das empresas........................................................5

4. Fatores ambientais das organizações.........................................................6

5. Aspectos jurídicos do empresário...............................................................6

6. A participação da contabilidade nas empresas..........................................7

6.1. Balanço Patrimonial.................................................................................7

6.2. Ativo..........................................................................................................7

6.3. Passivo.....................................................................................................7

6.4. Patrimônio Líquido .................................................................................7

7. Referências....................................................................................................8

1. Introdução

O objetivo deste Portfólio é analisar o Cenário Empresarial compreendendo alguns tópicos indispensáveis à sua atividade como a matemática a serviço das empresas, fatores ambientais das organizações, aspectos jurídicos do empresário e a participação da contabilidade nas empresas.

Nos últimos anos, houve uma evolução significativa das atividades econômicas no Brasil, isso deve-se ao aumento da concorrência, que exige e promove intensa competitividade como condições de sobrevivência da Entidade. Diante desse cenário, a contabilidade assumiu obrigações de criar mecanismos mais eficientes de suporte à gestão das entidades.

2. Cenário Empresarial

O cenário empresarial de hoje exige uma inovação constante devido à competição acelerada e as necessidades urgentes dos clientes, mas para que isso produza um efeito positivo é preciso uma boa estrutura por trás, com visão estratégica e globalizada ao mercado.

Portanto, investir na empresa tem sido a melhor opção para o crescimento financeiro, destacando alguns fatores imprescindíveis à atividade empresarial, como a importância da contabilidade para a gestão da empresa bem como a matemática no setor administrativo.

A Contabilidade exerce atividades dentro da empresa que tem por finalidade permitir que tomadores de decisão se antecipem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentam no seu ambiente para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégicas da empresa, ou seja, empreender um monitoramento eficaz do ambiente externo e interno, na busca de informações relevantes aos processos decisórios da organização.

3. A matemática a serviço das empresas

A matemática está presente em vários aspectos. Quaisquer relatórios que sejam apresentados envolvem números ou percentuais, como previsão de vendas, horas trabalhadas, custos, taxas, juros, administração de contas bancárias, orçamentos de compras etc. Sem ela não teríamos como comparar lucros e perdas.

A matemática é extremamente importante dentro de uma empresa para que ela consiga se manter no mercado e consiga bons desempenhos gerenciais nas organizações. Desta forma os conhecimentos matemáticos são relevantes para a atuação profissional do contador e colaboram para a organização de uma empresa. Portanto a matemática é uma ferramenta indispensável e essencial no dia a dia dos contadores e empresários.

A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais de uma empresa, voltando-se principalmente para a resolução de problemas de tomadas de decisões.

4. Fatores Ambientais das organizações

Os fatores ambientais das organizações referem-se aos fatores ambientais internos e externos que influenciam o sucesso de um projeto, que podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos que podem ter uma influência positiva e negativa no resultado.

No ambiente externo temos a influência dos aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais e já no ambiente interno temos os aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com