TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco dimensões de uma sociedade sustentável

Artigo: Cinco dimensões de uma sociedade sustentável. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

A primeira dimensão é a ambiental. Ela tem um modo de produção de consumo muito forte dentro do meio natural. Tendo que produzir e consumir de forma boa ganhando bons índices em que os ecossistemas possam manter a capacidade de resiliência. Por que se não a natureza vai fica muito prejudicada.

A segunda dimensão é a econômica. Tendo aumento na produção e no consumo com de recursos naturais, vendo que as fontes fósseis de energia são muito procuradas e os recursos são poucos com uma distribuição bem baixa. Em primeiro lugar a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como eco eficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais. Em resumo, implantar a velha e desejável justiça social.

A quarta dimensão é a política. A conseqüência do esquecimento da dimensão da política é uma despolitização do DS, como se contradições e conflitos de interesse não existissem mais. Como se a política não fosse necessária no processo de mudanças. Como se as formas de exploração violenta não fossem mais importantes, e a equidade social fosse construída por um simples diálogo entre organizações governamentais emultilaterais, com assessoria da sociedade civil e participação ativa do empresariado.

A quinta dimensão é a cultura. Ora, não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos; uma sublimação do valor ter mais para o valor ter melhor; se a noção de felicidade não se deslocar do consumir para usufruí-lo; se não se verificar a transferência da instantaneidade da moda para a durabilidade do produto; se não tivermos pressões para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com