TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política Aula 4

Artigos Científicos: Ciência Política Aula 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

Caso concreto 1

Tema: Estado para Max Weber

Analise a expressão "monopólio legítimo da força" utilizada por Weber para caracterizar o Estado.

O contraste e a formulação de hipóteses explicativas são formas aplicativas do tipo ideal à realidade, variadas conforme maior ou menor proximidade. O que se busca é a racionalidade ou irracionalidade da ação. A ação racional tem em si formulada/o um objetivo claro, valorativo e consistente, uma vez que os meios devem ser adequados ao alcance desse objetivo. As ações, segundo Weber, são: 1) ação racional em relação a fins; 2) ação racional em relação a valores; 3) ação afetiva e; 4) ação tradicional. A correta interpretação da ação está na compreensão do motivo e da exteriorização da ação relacionados nos seus sentidos.

Weber não se limitou a estudar o capitalismo, teorizando, também, no campo da política de maneira a formular categorias que se consagraram em solidez nas Ciências Sociais, como é o caso da política, vertida em duas acepções por Weber, sendo uma ampla e outra restrita. A liderança que não depende de ação estaria imbricada no conceito amplo de política, já a liderança exercida no Estado se enquadraria na política em caráter restrito.

Ligados ao Estado seus elementos constitutivos, autoridade e legitimidade, são estudados por Weber com o intuito de entendimento do funcionamento de todo o aparato burocrático estatal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com