TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classe Social

Monografias: Classe Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

2. CLASSE SOCIAL.

Classe social não é apenas uma escala de posições sociais e os pesquisadores preferiram dividir este em um pequeno número de classes (estratos sociais específicos). Diante disso, a concepção de classe social é usada para designar indivíduos ou famílias em uma categoria de classe social. Sendo assim, podemos definir que a classe social é a divisão dos membros de uma sociedade em uma hierarquia de classe de status distintos, de modo que os membros de cada classe tenham relativamente o mesmo status e os membros de todas as outras classes tenham mais ou menos status.

Para obtermos um melhor entendimento sobre o que é classe social, a seguir vamos apresentar alguns conceitos de fundamental importância a esse entendimento.

3. CLASSE SOCIAL E STATUS SOCIAL.

Em geral os pesquisadores definem classe social em termos do status social, ou seja, cada classe social possui status que os membros dessa classe têm em comparação com os membros de outras classes. Podemos tomar como exemplo a “estratificação social” (pesquisa sobre classe social), que considera como status as posições relativas dos membros de cada classe social em termos de fatores específicos, sendo três fatores freqüentemente usados quando se estima uma classe social, são eles:

• A riqueza relativa- É a soma de todos os ativos econômicos.

• O poder- É o grau de escolha pessoal ou de influência sobre os outros.

• O prestígio- É o grau de reconhecimento recebido dos outros.

No que diz respeito ao comportamento do consumidor e a pesquisa de mercado, o status é comumente definido em termos de uma ou mais variáveis demográficas, especificamente socioeconômicas, convenientes. Os praticantes de marketing usam quase diariamente três variáveis socioeconômicas, como expressões de status, para mensurar classe social, são elas:

• Renda familiar- É o somatório da renda individual dos moradores do mesmo domicílio.

• Status profissional- É o "posto", ao prestígio anexados a posição de alguém no âmbito profissional.

• Aquisição de instrução- É adquirir esclarecimentos dados para uso distinto (educação intelectual, culta).

3.1 A Classe Social é Hierárquica

As classes sociais são posicionadas em uma hierarquia, variando do status mais baixo ao mais alto. Para muitas pessoas as categorias de classes sociais sugerem que outros são iguais a elas (aproximadamente a mesma classe social), superiores a elas (classe social mais alta) ou inferiores a elas (classe social mais baixa).

Para os profissionais de marketing essa hierarquia de classe social é um fator importante, pois os consumidores podem comprar certos produtos porque esses produtos são aprovados pelos membros da sua própria classe ou por uma classe mais alta (ex:um carro de luxo), e podem evitar outros produtos porque percebem que tais produtos são próprios da “classe baixa” (ex: um carro popular).

3.2 A Classe Social e Segmentação de Mercado.

As várias camadas de uma classe social fornecem um alicerce natural para a divisão do mercado em vários grupos para muitos produtos e serviços. Através disso, pesquisadores do consumidor relacionaram o uso de um determinado produto aos membros de uma classe social. Como por exemplo, uma grande rede de supermercados que cria filiais em bairros de baixo e alto padrão econômico, mas sempre atendendo a necessidade de ambos, isso dá a chance para vários tipos de organizações de realizar ações de marketing junto aos consumidores em termos de necessidades e interesses de uma camada social específica através dos produtos oferecidos pela rede de supermercados.

3.3 Classe Social e Fatores Comportamentais.

A existência de valores, atitudes e padrões comportamentais divididos entre os membros dentro de cada classe social e valores, atitudes e comportamentos diferentes entre as classes sociais, fora notada por pesquisadores e foi possibilitada pela classificação dos membros da sociedade em um pequeno número de classes sociais. A relação entre o posicionamento da classe social com as atitudes do consumidor em relação a produtos específicos têm levado a análises sobre as influências da classe social no consumo efetivo dos produtos.

3.4 Classe Social como Estrutura de Referência.

A condição de membro da classe social serve ao consumidor como estrutura de referência para esclarecimento de suas atitudes e comportamento, ou seja, espera-se que os membros de uma classe social específica se relacionem com mais freqüência para os outros membros da mesma classe em busca de sinais de um comportamento adequado. Já em outras circunstâncias, os membros de uma classe social específica (p. ex., da classe baixa alta) podem almejar o avanço de sua classe social imitando o comportamento dos membros da classe média como exemplo disso podem começar a freqüentar teatros e buscar um grau de instrução mais alto e com isso alcançar este posto na classe social.

4. CATEGORIAS DE CLASSES SOCIAIS.

Há pouco consenso entre os sociólogos de quantas divisões diferentes de classe são necessárias para se descrever de maneira adequada a estrutura de classe dos Estados Unidos. Em geral a organização de comunidades específicas fora dividida em cinco ou seis estruturas de classes sociais. E para se chegar a um número de quantas classes se deve usar, isso vai depender da riqueza de detalhes necessárias para explicar as atitudes e comportamento em estudo. Mais o que interessa aos profissionais de marketing são as estruturas de classe social das comunidades que são mercado potencial para seus produtos e no nível específico da classe social dos seus compradores potenciais.

Abaixo a tabela ilustra a variação em números e tipos de classe social com as subdivisões variando em até nove categorias de classes sociais.

2 Categorias 3 Categorias 4 Categorias 5 Categorias

• Operários, administrativos

• Baixa, alta

• Baixa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com