TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação De Contas - Teoria Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Classificação De Contas - Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 5

CLASSIFICAÇÃO DE CONTAS

As contas contábeis possuem dois tipos, as Patrimoniais e as de Resultado, e são divididas em Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas.

Conta contábil patrimonial é aquela utilizada para o registro e controle dos itens patrimoniais (ativos e passivos). Ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade. São também contas patrimoniais as contas do Patrimônio Líquido, pois representam as obrigações da entidade com seus sócios/acionistas. As contas patrimoniais possuem dois tipos: As contas que evidenciam diretamente o fato ou ato administrativo ocorrido e as contas que evidenciam ressalvas ao fato ou ato administrativo ocorrido (são as chamadas contas retificadoras do Ativo ou do Passivo).

As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Dividem-se em despesas e receitas: As despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obter receitas. As receitas decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços.

A demonstração do resultado do exercício deve apresentar, no mínimo, e obedecendo à legislação vigente, as contas a seguir enunciadas que apresentem valores, com o lucro líquido ou prejuízo como última linha, de acordo com a Resolução CFC n° 1.255/09: receitas;custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos;lucro bruto;despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;parcela do resultado de investimento em coligadas e empreendimentos controlados em conjunto, contabilizada pelo método de equivalência patrimonial; resultado antes das receitas e despesas financeiras;despesas e receitas financeiras;resultado antes dos tributos sobre o lucro;despesa com tributos sobre o lucro;resultado líquido das operações continuadas;valor líquido dos seguintes itens:resultado líquido após tributos das operações descontinuadas;resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de ativos à disposição para venda que constituem a unidade operacional descontinuada e resultado líquido do período.

O ativo de uma empresa pode ser dividido basicamente em dois grupos, o circulante e o não circulante.

O ativo circulante, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo. Compõe-se de: Caixa e Equivalentes de Caixa, Direitos, Créditos e Clientes, Estoques e Créditos Tributários, Outros valores e Bens que estão suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa.

Os pagamentos antecipados são considerados como parte do ativo circulante, não porque possam ser convertidos em disponibilidades, mas porque correspondem à parcela já paga pelo direito a serviços a serem recebidos ou pelo uso no futuro de bens ou recursos financeiros de terceiros.

O ativo circulante possui basicamente os grupos de disponível, duplicatas a receber, estoques e outras contas a receber.

O Ativo não circulante é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte.

São exemplos de contas do ativo não circulante os Impostos a Recuperar, os Contratos de Mútuo valor (com os sócios), os empréstimos a sócios ou diretores, pois são certos direitos a receber que, mesmo pressuposto recebimento a Curto Prazo, devem ser classificados no Realizável a Longo Prazo, pois a empresa não vai acionar seu diretor se este não pagar na data combinada. Tem ainda como subgrupo o Imobilizado, que dispões de todas instalações e maquinários necessários para a realização da atividade da empresa.

O Passivo em relação à contabilidade tem como significado a soma dos saldos credores de diversas contas, onde as mesmas estão anotadas ao lado direito do ativo, o passivo corresponde basicamente ao saldo das obrigações devidas a terceiros.

Os Passivos resultam geralmente das transações que permitem às entidades obterem recursos, podendo desta forma ser: impostos a uma entidade pelo governo através de impostos, das multas e outras obrigações, obrigações justas que surgem através das exigências sociais, éticas, ou morais. Finalmente, o Passivo deve permanecer registrado até que ocorra a extinção da dívida, o que normalmente acontece pelo pagamento da obrigação.

Possui dois grupos: O Passivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com