TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Conceito De "desencantamento Do Mundo" Pode Explicar A Modernidade?

Casos: Como O Conceito De "desencantamento Do Mundo" Pode Explicar A Modernidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  825 Visualizações

Antigamente as pessoas inventavam explicações "mágicas" para os fenômenos que eles não entendiam.

Ex: O trovão ocorria porque o deus do trovão estava zangado.

Os raios eram atirados pelo deus Zeus.

A chuva é enviada por São Pedro.

Mas à partir da Modernidade, com a racionalização, a evolução da ciência e as tecnologias de comunicação, as pessoas não utilizaram mais essas explicações "fantasiosas" para essas coisas.

Hoje se acontece um terremoto, a gente sabe que não é um fenômeno sobrenatural e sim que pode ser por causa da movimentação das placas tectônicas etc.

Por isso Weber disse que houve um "desencantamento", as pessoas não se apoiam mais em coisas "mágicas" para explicar as coisas.

Segundo as religiões, o mundo em que vivemos é transitório, não tem sentido em si mesmo. Somente a referência ao “Outro mundo" é capaz de conferir à existência mundana seu verdadeiro significado como parte de uma totalidade. Nos tempos modernos, o progresso irrefreável da ciência não cessa de explicar mesmo os fenômenos naturais até então inexplicáveis, solapando assim o sentido totalizante que a religião procura atribuir seja ao mundo, seja à vida. Ao refletir sobre o avanço da racionalização e os limites da razão humana e, portanto, sobre os limites do fazer ciência, Max Weber desenvolveu o conceito de ”desencantamento do mundo", com o qual se procura compreender os rumos tomados pelo desenvolvimento da economia capitalista e também os paradoxos da atual cultura da racionalidade técnico-utilitária.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com