TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Entre Thomas Hobbes E John Locke

Ensaios: Comparação Entre Thomas Hobbes E John Locke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  10.355 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma comparação entre Thomas Hobbes e John Locke, é notável ressaltar que ambos tiveram suas linhas de pensamento influenciadas pelos acontecimentos históricos da época.

A concepção de Hobbes acerca do Estado é que: o homem é um animal social, mas que também é movido por emoções e desejos individuais. Essas vontades individualistas dos indivíduos levariam a sociedade para o caos. A solução para isso, então, seria os indivíduos abdicarem seus desejos individuais em favor do poder do Estado Absoluto.

Para ele, o poder comum e absoluto é o suficiente para defender e ditar as regras para um bom convívio em sociedade. Dessa forma, os indivíduos devem firmar um contrato com o Estado para viverem em harmonia com a sociedade, pois somente o Estado tem função de controlar a sociedade e solucionar os seus problemas. Hobbes enxerga o contrato social como a solução para a superação da violência como da insegurança coletiva.

Entretanto, Locke acredita que o poder político deve ser unificado através de um “corpo” legislativo, e que este governo deve se formar no modelo de um contrato. Esse contrato daria ao Estado o direito de, não só resguardar os direitos naturais do homem, mas também as suas propriedades. Para Locke, só o consentimento explícito da maioria dos cidadãos, o Soberano pode permanecer à frente do Estado, reconhecendo que cabe ao povo o direito natural de resistência perante um governante (Soberano) corrupto ou injusto.

Opostamente à Hobbes, Locke se manteve otimista em relação ao Homem, enquanto um ser político e social.

Tanto Hobbes quanto Locke partiram do conceito de Estado da Natureza para formular a proposta de Estado. Mas nota-se que tinham entendimentos distintos do que seria Estado da Natureza. Apesar das diferenças das concepções de Hobbes e Locke a idéia de Estado e Regime Político são bem próximas. Os dois também concordam na ideia de que a Igreja e o Estado são instituições diferentes e com objetivos distintos.

Enfim, é possível concluir que as ideias contratualistas de Hobbes e Locke são importantes quanto as obrigações políticas e sociais do Estado (contemporâneo e moderno) para com seus cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com