TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compensação

Seminário: Compensação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Compensação

O nome compensação é dado ao sistema de incentivos e recompensas que a organização estabelece para remunerar e recompensar as pessoas que para ela trabalham, funciona como um retorno pela execução de tarefas organizacionais. É basicamente uma relação de intercambio entre as pessoas e a organização. Cada empregado transaciona com o seu trabalho para receber recompensas financeiras e não financeiras.

Compensação financeira pode ser direta e indireta.

Compensação financeira direta: Consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salário, bônus, prêmios e comissão. Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo.

Compensação financeira indireta: é o salário individual decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização como: férias, gratificações, gorjetas, adicionais, participação nos resultados, horas extraordinárias.

Compensação não financeira: Atualmente é considerada uma das melhores maneiras para conseguir obter maiores resultados dentro de uma empresa. Ela pode ter um impacto mais significativo sobre satisfação e motivação do que as tradicionais recompensas. Este tipo de compensação visa o reconhecimento de um trabalho bem feito, como:

 Elogio verba informal;

 Reconhecimento formal para toda a empresa;

 Reconhecimento formal para o colaborador;

 Viagens em grupos ou individuais;

 Ingressos em eventos.

Remuneração

É a soma do salário contratual estipulado (mensal, por horas e etc.), com o vale alimentação, moradia, gorjetas e etc. É considerado como a totalidade de ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador. A remuneração produz grandes efeitos de idéias e no comportamento do pessoal.

Sistema de remuneração: inclui o pacote total de benefícios, que a organização colocar á disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos.

Planos individuais:

 Salário pelo tempo trabalhado;

 Incentivo por tempo de casa;

 Incentivo por mérito;

 Premio de produção;

 Comissão.

Planos grupais:

 Planos de incentivos a produção;

 Planos de participação nos ganhos de produtividade;

 Planos de participação nos lucros.

Remuneração Social: empresas com excelentes planos de incentivos não financeiros pode atrair, motivar e reter pessoas talentosas. Essa remuneração foca na qualidade de vida dos profissionais, normalmente traduzida em benefícios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com