TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial E Rotinas Trabalhistas

Ensaios: Contabilidade Empresarial E Rotinas Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES 4

2.1.1 A visão holística da administração 4

2.1.2 Administração, tecnologia e organizações 5

2.2 PATRIMÔNIO LÍQUIDO (VALOR CONTÁBIL DA EMPRESA) 5

2.2.1 Equação 5

2.2.3 Efeitos do Resultado do Exercício 6

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS: 6

2.3.1 Capital Social 6

2.3.2 Capital de Terceiros 7

2.4 A CONTRIBUIÇÃO DO EMPREENDEDORISMO PARA A ECONOMIA 7

2.4.1 Empreendedorismo e crescimento econômico 7

2.5 ANÁLISE DE MERCADO 8

2.6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 8

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 9

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Vamos aqui abordar sobre a contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações, verificarem a visão holística e a tecnologia dentro de uma organização.

Verificar sobre o patrimônio líquido a equação contas que o compõe e efeitos do resultado do exercício, entender sobre fontes (origens) de recursos como o capital dos sócios e também capital de terceiros.

Vamos ver o sobre a contribuição do empreendedor para e o crescimento econômico e analise de mercado, suas demandas, oferta, equilíbrio e suas estruturas, entender a importância destas analise.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

A administração está inserida nas organizações para estruturar e impulsionar o andamento dos diversos setores da organização. Muito embora seja possível criar uma organização sem o mínimo de administração é impossível mantê-la sem administrá-la. O que acaba por afetar muitas organizações é a falta de administração em uma ou diversas áreas necessárias ao bom andamento da estrutura

2.1.1 A visão holística da administração

O holismo significa que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.

A visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica, podendo ser aplicada em qualquer área do conhecimento. E, com certeza, a área da administração de empresas.

Na gestão de negócios, o holísmo vem sendo defendido, de forma paralela à evolução do conceito de globalização econômica. A empresa não é vista mais como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim um corpo só, um sistema aberto em contínua interação.

A Administração Holística tem como base que a empresa não pode mais ser vista como um conjunto de departamentos (Departamentalização) que executam atividades isoladas, mas sim como em conjunto único, um sistema aberto em continua interação.

A proposta de trazer a visão holística para a área de administração, traduzindo-a num modelo de administração holística, embora tenha seus méritos, também corre o risco de restringi-la. A visão holística está mais para uma forma de pensar, de perceber a realidade, do que para um modelo. As organizações reproduzem em pequenas escalas as configurações e dimensões do universo. Por isso se diz que o desenho das organizações atuais deveria ser uma estrutura de holograma, sem forma e limite definidos, adaptáveis às circunstâncias, com linhas hierárquicas simplificadas, muitos canais de comunicação e trabalho matricial ou em redes, formando-se equipes interdisciplinares para resolver os desafios que enfrenta a organização.

2.1.2 Administração, tecnologia e organizações

O uso da tecnologia de informação tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das organizações, o que provoca dentro das empresas investimento cada vez maior. Investimentos que são variáveis, de setor para setor da economia e de organização para organização. A TI tem sido utilizada pelas organizações de forma diferenciada. Algumas organizações destacam se pelo uso intensivo de TI, enquanto outras a utilizam de forma modesta e existem também organizações que praticamente não investe nela. Esta mesma analise pode ser expandida em termos de setores e ramos da economia. Vários são os estudos e trabalhos que analisam o uso da TI nas organizações, de uma forma cada vez mais ampla. Partindo dos estudos já existentes e da visão de diferenciação dos níveis e formas de investimento, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estrutura de análise, que seja capaz de explicar os fatores que afetam o uso de TI em uma organização.

2.2 PATRIMÔNIO LÍQUIDO (VALOR CONTÁBIL DA EMPRESA)

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

2.2.1 Equação

Através de uma relação lógica, extraída dos conceitos de Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido temos que: PL = A - PE, ou seja, se subtrairmos os valores a pagar (Passivo Exigível) dos bens e direitos (Ativo) se evidenciará una Situação Líquida que poderá ser positiva, nula ou negativa.

Assim, temos uma equação de 1o grau onde os valores de cada um de seus membros podem ser apurados aplicando-se regras muito simples da matemática.

Vejamos: se PL = A - PE, mudando-se os membros e trocando-se os sinais, encontraremos o que se convencionou chamar de Equação Fundamental da Contabilidade:

A = PE + PL

É também chamada de Equação do Balanço, porque consiste em " Balancear "o total do Ativo com o total obtido pela soma do Passivo Exigível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com