TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Social

Pesquisas Acadêmicas: Controle Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 5

Aula

06

Question 1

Sobre as instituições sociais, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. A aceitação social confere legalidade às instituições sociais

b. Uma instituição social atende às necessidades básicas da sociedade

c. A rotina e a previsibilidade caracterizam as atividades no âmbito das instituições sociais

d. Instituições sociais geram padronizações de relações sociais

Resposta correta: A aceitação social confere legalidade às instituições sociais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque em uma sociedade pode haver instituições sociais que, mesmo sendo legitimadas pela aceitação social, não são legalmente instituídas, como o caso do “jogo do bicho” na sociedade brasileira. Esta é uma prática aceita socialmente, que apresenta aspecto de institucionalizada, mas que possui um caráter de ilegalidade.

Question 2

Classifique as alternativas como Verdadeiras ou Falsas e assinale a alternativa correspondente:

( ) A família pode ser definida como um grupo de pessoas diretamente unidas por conexões parentais, sejam decorrentes de sangue, casamento ou adoção.

( ) O casamento é a base definida da união entre duas pessoas e responsável direto pelas constituições familiares, que devem ser sacralizadas e legais para serem efetivas.

( ) Além da socialização primária de crianças, a família tem como papel a estabilização de personalidades, pois cabe a ela a assistência e apoio emocional de seus membros adultos.

( ) O casamento e família são instituições estabelecidas, mas que na atualidade passam por tensões e transformações.

( ) Nas sociedades ocidentais, o casamento e a família estão associados à monogamia.

Escolher uma resposta.

a. V – F – V – V – V

b. V – F – V – F – V

c. V – F – F – V – V

d. V – V – V – F – V

Comentário resposta errada: Não foi desta vez! Volte ao capítulo 7 e procure aprimorar seus conhecimento sobre a família como instituição social.

Question 3

POLÍCIA E EXÉRCITO DO IRÃ PRENDEM 300 MULHERES POR ROUPAS ‘INAPROPRIADAS’

Presidente proibiu uso de calças curtas ou saias justas e curtas. Objetivo é obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime.

(Do G1, com agências – 23/04/2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL25763-5602,00-POLICIA+E+EXERCITO+DO+IRA+PRENDEM+MULHERES+POR+ROUPAS+INAPROPRIADAS.html . Acesso em 30/05/2010)

A polícia e o exército iranianos prenderam cerca de 300 mulheres por roupas inapropriadas e deram um ultimato a cerca de 3.500 outras nos últimos dois dias em Teerã, capital do país.

A ordem da polícia é deter as iranianas que se vestem ao "estilo ocidental" ou que não usam o véu islâmico obrigatório no país. Enfim, está proibido o uso de calças curtas ou saias justas e curtas, assim como os lenços pequenos que deixam de fora parte do cabelo da mulher.

A medida tem como objetivo obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime xiita do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O denominado "plano para a luta contra o mau véu" foi aplicado no passado, mas só durante os meses de verão, nos quais o insuportável calor obrigava as mulheres a tirar de forma parcial o véu ou o "xador", vestimenta que cobre todo o corpo da mulher, da cabeça até os pés.

A partir deste ano, "será uma luta permanente", segundo a "Irna", agência oficial de notícias iraniana.

As mulheres presas só são soltas depois que um homem da família (pai ou irmão) vá até a delegacia e obrigue a mulher a usar as vestimentas tidas como certas pelo regime.

Sobre o fundamentalismo religioso é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O fundamentalismo está mais relacionado ao conteúdo das crenças do que ao modo como as crenças são defendidas e justificadas

b. O fundamentalismo islâmico está desaparecendo e os simbolismos e as vestimentas islâmicas já não são tomados como sinais de identidade

c. Na era da globalização, que busca a compreensão mútua e o diálogo, o fundamentalismo religioso pode representar uma força destrutiva

d. Não há ligações entre os fundamentos religiosos e as questões políticas

Resposta correta: Na era da globalização, que busca a compreensão mútua e o diálogo, o fundamentalismo religioso pode representar uma força destrutiva.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, já que fundamentalismo pode representar uma força destrutiva na era da globalização porque, em geral, vem cercado pela violência. No caso dos fundamentalismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com