TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotas Para Negros Nas Universidades Do Brasil: Justiça Ou Injustiça?

Trabalho Escolar: Cotas Para Negros Nas Universidades Do Brasil: Justiça Ou Injustiça?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO

METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

FABIANO MORAES PIMPINATI

Cotas para negros nas universidades do Brasil: Justiça ou Injustiça?

CACOAL/RO

2011

FABIANO MORAES PIMPINATI

Cotas para negros nas Universidades do Brasil: Justiça ou Injustiça?

Projeto de pesquisa apresentado por Fabiano Moraes Pimpinati ao Centro de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Cacoal como pré-requisito para conclusão do curso e conseqüente obtenção do título de especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, sob orientação do professor mestre Antonio Carlos da Silva Thonny.

CACOAL/RO

2011

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise acerca das quotas para negros nas Universidades do Brasil, traçando um paralelo entre o que é justo e injusto e até onde isso é ou não preconceito.

O sistema de quotas gera polêmica no meio social, pois pode contrariar princípio constitucional da igualdade entre as pessoas, porém, por outro lado, é uma forma de garantir aos negros, que por uma questão cultural, devido ainda a escravidão existente em nosso país, o acesso às universidades mais facilmente.

De outra banda, também, por uma questão cultural, muitas pessoas que nunca se consideraram negras, passaram a se declarar como tal, apenas por ter uma descendência africana, que não se reflete na sua cor de pele, mas com isso pode se beneficiar do sistema de quotas, acaba por elevar a concorrência nos vestibulares, não sendo atingido o fim para que foi criado.

2. PROBLEMÁTICA

O sistema de quotas para negros ingressarem nas universidades de nosso país, trouxe à tona a discussão sobre o preconceito racial, demonstrando toda desigualdade social em que vivemos, acirrando ainda mais a disputa racial no meio acadêmico.

A criação do sistema de quotas para ingresso nas universidades do Brasil resolveu a questão da dificuldade dos negros em ter acesso aos cursos universitários?

3. HIPÓTESE

Parece que a criação do sistema de quotas para ingresso dos negros na universidade acirrou ainda mais a disputa entre estes e as demais pessoas, ficando ainda mais aflorado o preconceito racial existente em nosso país.

O preconceito racial não acaba quando se quer fazer isso criando leis ou sistemas onde trata os negros de forma desigual, contrariando, inclusive nossa Carta Magna, pois, assim, acaba criando um clima de desfavorável entre os acadêmicos, aflorando ainda mais o preconceito racial. Em suma:

4. OBJETIVO GERAL

Analisar a situação dos negros quanto às quotas de vagas nas universidades do Brasil.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pesquisar os motivos sociais e políticos que levaram à criação das quotas para negros nas universidades do Brasil.

Verificar se a criação das quotas para negros nas universidades do Brasil teve reflexos positivos ou negativos em relação ao preconceito e desigualdade social.

Analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com