TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para a estabilidade da sociedade

Exam: Critérios para a estabilidade da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Exam  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Dimensão- Ambiental: Apresenta a compatibilidade dos modos de produção e consumo com a base material, em outras palavras trata-se, de produzir e consumir de maneira a não prejudicar os ecossistemas, e permitir que os mesmos mantenham sua capacidade de reparar-se.

2ª Dimensão- Econômica: Trata-se do aumento da produção e do consumo, pautado em uma economia cada vez maior de recursos naturais. Buscando o uso de uma produção responsável, com ênfase para os recursos permissivos, supondo assim uma renovação continuada de tecnologia e amplição da desmaterialização econômica.

3ª Dimensão- Social: Traz uma sociedade sustentável onde todos os indivíduos tenham o mínimo para ter uma vida digna, onde as pessoas não absorvam bens, recursos naturais e energéticos. Portanto, erradicar a pobreza e deixar a desigualdade em um patamar aceitável é um grande passo para a implantação da justiça social.

4ª Dimensão-Política: A política é necessária para o processo de mudanças, é atravéz dela que se pode manter um diálogo sobre a sustentabilidade. Com o esquecimento dessa dimensão tão importante, o desenvilvimento sustentável também se encontrou despolitizado, sendo a política um dos meios capaz de conscientizar e unir as propostas para alcançar esse desenvolvimento.

5ª Dimensão- Cultura: Sem a cultura não há mudança na sociedade, seja no padrão de consumo ou no estilo de vida, e é sobre esses dois meios que a população precisa rever. Mudanças no meio intelectual dos cidadões, mudança de posicionamento, priorizando a sustentabilidade e trazendo para o âmbito social as questões de mudança de valores.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Essas dimensões são: Ambiental, Econômica e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta de acordo com o autor seria a tecnológica que aposta na capacidade do homem a superação dos limites de recursos naturais. A resposta tecnológica acredita que o homem consiga meios que superem os recursos naturais.

A segunda resposta consiste na mudança radical dos padrões de produção e consumo vigente, ou seja a mudança total dos modos em que vivemos, tendo como ponto principal, a redução drástica do consumo exagerado.

A terceira seria a possibilidade de inatividade diante de situações catastróficas, ou seja, de não conseguirmos fazer nada, nem mesmo evita-las, levando assim a humanidade a extinção.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com