TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crustacios

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Os crustáceos possuem representantes terrestres, de água doce e marinha.  São exemplo de crustáceos encontrados nos litorais é o siri, caranguejo.
O corpo é dividido em duas regiões: cefalotórax e abdome. Possuem dois pares de antenas e cinco ou mais pares de apêndices locomotores. Após o macho transferir espermatozoides para a fêmea, ela libera os óvulos, que ficam grudados no abdome, do lado de fora do corpo, e, nesse local, os espermatozoides que estavam armazenados os fecundam. O desenvolvimento pode ser direto, isto é, os ovos se desenvolvem sem estágios intermediários, produzindo indivíduos semelhantes aos adultos. Existem espécies em que o desenvolvimento é indireto, nas quais os indivíduos jovens passam por fases larvais antes de se transformarem em adultos. 

1.INTRODUÇÃO

Os crustáceos são artrópodes, que podem ser aquáticos e terrestres, sua caracteriza é os dois pares de antenas localizadas na região cabeça e podem ser encontrados nas regiões litorâneas e manguezais (Andréa Bezerra de Castro 2010).

O filo dos artrópodes, os quais apresentam os crustáceos. Tem como representantes os siris e os caranguejos. Vamos conhecer o que esses dois representantes do reino animal têm em comum (SCHREINER & OZÓRIO 2009)

O siri na realidade é um caranguejo, mais possui algumas estruturas diferentes. O siri não passa de um nome popular, uma das várias famílias de caranguejos. Ambos são do grupo crustáceo, que são os decápodes que possuem dez patas o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma (KAPUSTA e col., 2009).

A diferença entre os siris e as demais espécies de caranguejo está no formato das duas patas traseiras. "Nos siris, elas não são pontiagudas - como nos outros caranguejos - mas achatadas e amplas, o siri é o único caranguejo capaz de nadar", os maiores siris não passam de 20 centímetros de envergadura, enquanto certos caranguejos podem chegar a até 50 centímetros. Para completar, existem algumas diferenças de hábitos entre eles. (Azevedo et al. 2005)

Ao contrario dos caranguejos, os siri são animais marinhos não vivem água doce, alguns são encontrados em manguezais. O estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros animais tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados (Bruce 2009)

Sua reprodução e por ovos que contém aproximadamente 0,8 a 1,5 milhões de ovos. Os ovos se aderem externamente ao corpo abaixo do abdome. A fêmea pode carregar aproximadamente 2 000 de ovos. O período de incubação pode ser de 16 a 17 dias ou de 10 a 15 dias a 25 - 28 °C. (SCHREINER & OZÓRIO 2009)

Suas alimentações oportunistas, não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição. (KAPUSTA e col., 2009)

O estudo foca nas características do filo artrópodes de crustáceos, e identificar as diferença entre siri e caranguejo.  

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Bezerra, A. Educação. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/biologia-artropodes. Acesso em 23 de setembro de 2015.

SCHREINER & OZÓRIO. Disponível em: http://.clp.unesp.br/#!/crusta. Acesso em 23 de setembro de 2015

KAPUSTA e col. Disponível: em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-siri-e caranguejo. acesso em 24 de setembro de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com