TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, Homem e Sociedade

Tese: Cultura, Homem e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A ciência social estuda a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento e a organização dos grupos sociais e cultural. Praticamente estuda os problemas sobre os processos de transformação destas relações

Através desta disciplina vamos à mudança na maneira de se pensar a realidade social, a estrutura social ate mesmo a problematização do meio ambiente.

2 CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Sociologia é o estudo da sociedade, do comportamento social e dos grupos humanos. Aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças.

A sociologia, diferentementedas outras ciências, têm como parte integrante do seu objeto de estudo o próprio observador, pois este ao mesmo tempo que observa o fenômeno, sofre influências e influencia o seu objeto de estudo.

Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade, sendo esse conceito o que se chama de cultura.

Cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade, por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. O estudo dea cultura hoje assume um aspecto muito importante de valorizar o próprio ser humano em toda a sua diversidade, o individuo só é humano se possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres hunanos. A cultura de uma determinada sociedade pode diferir de outra.

Por fim o que se entende por sociedade, cultura e individuo, ou que ligação tem esse tripé? Ao nascer a criança possui apenas potencialidades de se tornar humana, o desenvolver dessa capacidade através da cultura, da sociedade, do meio em que convive é oque se chama de socialização.

Pede-se definir socialização como a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias do grupo, da sociedade ou da civilização em que o individuo vive. Esse processo dá-se desde o nascimento, continua ao longo de toda a vida e só acaba quando a pessoa morre. Os agentes principais dessa socialização são:a familia; a escola; os grupos de status; os meios de comunicação de massa e os grupos de referência.

3 TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE.

Podemos perceber que o operário padrão se submete voluntariamente a um ritmo desumano de produção esperando ganho um valor extra no salário. Mas nos dias atuais percebemos que essa tática é muito utilizada com premiação por produção.

O operário padrão sem consciência de classe acredita que o trabalho duro pode lhe dar os meios para melhorar de vida. Por acreditar perseguem de todas as formas as metas traçadas pelos patrões.

Podemos argumentar as seguintes questões:

.Trabalho: Não é a realização, mas a negação do homem que se sente objeto não sujeito.

.consumo: Do que adianta trabalhar duro para se tiver o prazer do consumo se o dinheiro nunca e o bastante para satisfazer de todas as necessidades.

.Sociedade: O trabalhador acaba preso a si mesmo como homem e dos outros homens. Ele deixa de ser sujeito e de ter valor enquanto individuo. O homem se torna estranho para outro homem e para si mesmo.

Temos visto um grande progresso na tentativa de organizações de esquerda que tentam melhora a vida do trabalhador.

4 DIVERGÊNCIAS SOCIAIS

Reflexão do Documentário:

Bumbando- As imagens que mostrem as divergências sociais.

-Cidade planejada e favelas

-Mansão com piscina e casas em encostas, situação de risco.

-Criança comendo pão que foi jogado no chão

-Pirâmides da sociedade

O vídeo apresenta a imagem da pirâmide da sociedade como estão, alguns poucos bilionários, ricos e a base, que é a maior parte da população em situação de pobreza e miséria.

A desigualdade social é o grande problema do século XXI, para todos os lados que olhamos ela está presente, e é difícil quando nos deparamos com essa realidade.

As comunidades carentes sofrem com o descaso do governo e do restante da população, porque são vistos como causas dos problemas sociais e não como consequências deles.

As favelas são a expressão física da divisão histórica existente entre ricos e pobres, brancos e negros, escravos e senhores. O vídeo apresenta uma realidade que muitas das vezes não queremos enxergar, a população que opta por viver em áreas de risco, encostas, favelas, lixões não é a escória da sociedade, estão vivendo nessas condições não por opção, mas por questão de sobrevivência.

É essa população que faz a cidade funcionar, acorda cedo, batalha, trabalha nas obras, limpas as casa dos ricos e essas mesmas pessoas constroem seus lares com as próprias mãos, unem forças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com