TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, identidade e da sociedade

Projeto de pesquisa: Cultura, identidade e da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é que possamos estudar as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Analisar os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Compreender as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Ampliar o conhecimento das coletividades humanas e interpretar os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Construir pensamento crítico a partir de vários aspectos como Cultura, Indivíduo e Sociedade, Desigualdade Social e Meio Ambiente.

"O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem."

Augusto Comte.

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

A ciência social tem como o objetivo o estudo entre sociedade, indivíduo e tudo aquilo que se interliga entre os mesmos. É um estudo abrangente de definições, de características e tudo o que envolve o contexto social. A sociologia está muito presente nas ciências sociais, pois seus pensadores e definições ajudam no completo entendimento do assunto. Ênfase na cultura, na sociedade e no indivíduo vem ganhando força ao longo do tempo, pois para se compreender o mundo como um só, essas três áreas se interligam e o entendimento de todas fará novos pensamentos surgirem.

A cultura é algo que só o ser humano tem e consegue produzir, é o que nos difere dos demais seres vivos existentes. A cultura nada mais é que os costumes, as tradições, uma identidade que uma determinada população possuí. A localização dessa população, o estado comportamental entre outros atributos evidenciará valores seguidos e aplicados. É essa cultura que em nosso cotidiano mostra nossos modos de pensar, agir, vestir, e outras características de uma população como um todo. Há a existência ainda de subculturas que são aquelas culturas criadas em cima de um determinado modo de pensar, que em muitas das ocasiões, torna-se diferente do modo que a população está acostumada, uma espécie de contradição de pensamento.

Para refletirmos sobre o indivíduo, pensamos em um ser, com seu próprio modo de pensar, agir, se expressar, fazer, organizar, ter escolhas. Um indivíduo tem sua própria característica com ele, e são essas características que evidenciam seu modo de vida em seu cotidiano. Um indivíduo tem muitas responsabilidades dentro de uma sociedade e é ele quem cria essa sociedade, é o agrupamento de vários pensamentos, perspectivas, de indivíduos que temos a criação da sociedade.

A sociedade como dita anteriormente, é a soma de indivíduos, para formações de regras, leis, normas e condutas de um modo de vida, é o convívio entre seres humanos em dado espaço e tempo, é um produto de uma interação social entre os indivíduos. É na sociedade que há uma transmissão de diversos modos complexos e distintos de pensamentos e ideais. Nele, o indivíduo se interage socialmente, ganhando novas culturas e assim elevando seu conhecimento e daqueles com quem convive.

Como analisado, a cultura, o indivíduo e a sociedade estão diretamente interligados, um caracterizado por outro. Suas definições se interligam entre si, onde uma cultura de um determinado indivíduo não só pode como deve interferir na sociedade. Os três pontos enfatizados nessa etapa evidenciam o quão complexo e interessante se torna as ciências sociais e como deve ser o modo de explorá-la, a fim de encontrar numa população, indivíduo ou algum grupo social, valores que ser explorados trazem respostas para uma sociedade como um todo.

3. ESTRUTURA SOCIAL

QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?

Cada um de nós constrói sua identidade a partir do seu ambiente, onde cada indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lidar com as frustrações e sonhos.

As sociedades transformam-se ao longo do tempo. Se por um lado elas moldam os indivíduos que a compõe, definindo normas e padrões de comportamento, por outro é válido ter em mente que as mudanças são, resultado da interferência da ação individual e/ou coletiva. Há, portanto, uma via de mão dupla.

Atualmente em uma sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário. Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, em busca sempre por poder, prestígio e status social.

A sociedade atual simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho. O homem moderno não passa de mercadoria produzindo mercadoria e vendendo sua própria mercadoria, tornam-se responsáveis pela sobrevivência em todos os níveis, dependente de uma relação abstrata do sistema.

No campo da tecnologia, a inovação leva, em geral, a uma maior eficiência no uso da energia e do tempo humano, a uma melhoria no padrão de vida e amplia as possibilidades em diversas áreas. Da mesma forma podem ser grandes os benefícios com as mudanças no campo das organizações sociais.

Outro fator dos mais importantes no mundo atual é o contato com outras sociedades. Quanto maior for o relacionamento com outros povos e culturas, maiores são as oportunidades para incorporar suas descobertas e inovações. É sempre possível incorporar a herança cultural de outras

Nenhuma sociedade é perfeita ou adquiriu uma forma acabada e definitiva para a vida em comum. Especialmente no mundo moderno e contemporâneo, após a Revolução Industrial e o desenvolvimento da ciência moderna, a mudança sócio-cultural tornou-se permanente e intensa. Nos dias de hoje, as sociedades que incluem um mais amplo componente de mudança, tendem a favorecer uma melhor qualidade de vida para uma parcela cada vez maior da sua população.

4. DESIGUALDADE SOCIAL

Imagens que demonstram a Divergência Social:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com