TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, individualidade e sociedade

Trabalho acadêmico: Cultura, individualidade e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Para entender a relação entre Indivíduo, Sociedade e Cultura, é imperativo buscar informações de suas áreas de origem que buscam explicar e compreender como se processam as relações humanas. Tendo isto em vista, apresentaremos sobre a diferenciação e o que tem em comum entre Psicologia, e Sociologia Antropologia. A Ciência Social estuda o indivíduo e sua relação com o ambiente, suas influências, suas trocas sociais, nos grupos sociais que compartilhamos ao longo da vida.

1. Cultura, Indivíduo e Sociedade.

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada. Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome?

(Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63)

Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar.

1.1 Significados de Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura: significa cultivar. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Indivíduo: é conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas; é o somatório das características inerentes à alma humana. Toda criatura que se individualizou tornou-se um ser homogêneo, pois não mais procura comparar-se com os outros, admite a sua singularidade significa ser você mesmo. Um ser único e individual que quando se agrupa a outros indivíduos, forma a sociedade. É como se ela, a sociedade, fosse à matéria, e o individuo, fosse uma das moléculas que fazem parte da matéria. A diferença é que nós, ao contrario das moléculas, somos diferentes uns dos outros, caso contrário chamaríamos o nosso próximo de "igual" e não de "semelhante.

Sociedade: o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente.

O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

2. Vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais

Estar em sociedade significa participar dela, porem, o individuo não nasce como humano, mas se torna. O ponto inicial desse processo é a interiorização. Interpretação imediata de um acontecimento, ou seja, manifestação dos processos subjetivos do outro que faz sentido para mim. Interiorização é a compreensão dos nossos semelhantes e a percepção do mundo segundo uma visão significativa e social. Ter a sacada de que as relações é que formam o sujeito social e perceber, entender como as relações se dão olhar um acontecimento e saber o que esta acontecendo por meio dos significados que a linguagem trás. Depois de ter alcançado essa capacidade é que o individuo se torna membro da sociedade e inicia o processo de socialização.

A realidade é muito grandiosa e por isso as pessoas a recortam, ou seja, tiram um pedaço para si para que seja possível viver nela. O autor diz que as coisas ganham significados por meio da linguagem, a linguagem delimita as coordenadas da minha vida e enche os objetos de significados. A realidade é uma construção de uma cadeia de sintetizastes que surgem da ideia de alguém.

A realidade é uma construção material da ideia de alguém. Por exemplo, alguém imaginou um carro, fez com que isso saísse da mente e materializou e apartes dessa materialização eu posso afirmar que o carro existe objetivamente por que eu posso senti-lo empiricamente. A realidade cotidiana é controlada por variáveis que são tempo e espaço e isso mostra que a vida cotidiana é abandonada por diversos graus de proximidade de objetos. Ela muda de acordo com tempo e espaço, o que era ontem amanha será outra coisa por conta dessas variáveis.

A socialização acontece sempre em meio a contextualização de uma estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com