TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos 5 Semestre

Artigo: Custos 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis,

da Faculdade Anhanguera – Dourados, como desenvolvimento do tema Conceitos Básicos aplicados a área de Custos – Terminologias de Custos, da disciplina de Custos e Formação de Preços.

Orientador: Alexandre Mattos.

DOURADOS

2013

Resumo dos principais Conceitos e Terminologias de Custos

Temas abordados: Conceitos de Custos, Despesas, Perdas, diferenciação conceitual sobre Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis.

Introdução

O estudo dos principais conceitos e terminologias de Custos é de extrema importância no mundo corporativo, visto que sua análise e aplicação podem fazer grande diferença na vida dos empresários e investidores que buscam um trabalho de excelência e de maior rentabilidade financeira, através do controle e redução dos mesmos, utilizando modernas tecnologias e atuando também com responsabilidade social. A contabilidade de Custos servia para avaliar os estoques, mas com o passar dos tempos foi observado um novo perfil da contabilidade, ou seja, como um instrumento de administração para a tomada de decisões.

A contabilidade de Custos é a ciência que contempla de forma geral o estudo, a análise e aplicação do sistema de Custos.

Conceitos de Custos:

Conceituando de forma bem simples, podemos dizer que Custo é o valor que estou pagando por aquilo que estou comprando, ou também o gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. Os custos compreendem gastos empresariais, assim como as Despesas, os Investimentos, as Perdas e os Desperdícios. Segundo o PLT da disciplina no que diz respeito aos conceitos básicos aplicados à área de custos, o objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos à quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.

Despesas

A Despesa é um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas (venda). De acordo com o PLT da disciplina, as despesas são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda, de planejamento, de administração, entre outras. Alguns exemplos de Despesas:

Administrativas e comerciais: constituem ao lado dos custos indiretos de fabricação o segundo grande grupo que integra o gasto total de bens e serviços produzidos e vendidos e referem-se exclusivamente às funções administrativas e comerciais da empresa.

Despesas Administrativas: são decorrentes do esforço desenvolvido pela empresa no sentido de cumprir eficazmente as suas funções administrativas de planejamento, organização e controle.

Despesas Comerciais: resultam da atividade que a empresa desenvolve com o objetivo de colocar mercadorias e serviços ao alcance do consumidor, influenciando, ao mesmo tempo, as suas decisões de compra.

Perdas

A Perda é o bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária, e que não se deve confundir com despesa ou custo. Exemplos de perdas: com incêndios, desabamentos, atentados, gasto com mão-de-obra durante um período de greve, o material deteriorado por um defeito anormal e produtos obsoletos. A perda corresponde ao evento econômico diminutivo ao patrimônio líquido não associada com atividades relacionadas à aquisição de bens ou direitos. Cabe ressaltar que inúmeras perdas de pequeníssimo valor são, na prática, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação, e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido.

Diferenciação conceitual sobre Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis

Custos Diretos de Fabricação

São os Custos que podem ser diretamente apropriados aos produtos ou serviços, bastando haver uma medida de consumo.

Segundo o PLT da disciplina, os custos diretos de fabricação podem ser identificados ao produto e, desta forma podem ser mensurados quanto pertence a cada um, de forma objetiva e direta. Exemplos de custos diretos: matérias-primas, embalagens, mão de obra direta, serviços diretos executados por terceiros, energia elétrica consumida. Todos estes custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem dúvidas quanto a serem atribuíveis a este ou àquele produto.

Custos Indiretos de Fabricação

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com