TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Dissertações: DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Os textos que seguem mais a frente visam explicar o que é departamentalização, para que serve e como ela pode ser aplicada na organização.

Para as abordagens clássica e neoclássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Na medida em que uma empresa cresce, ela tende a se diferenciar e especializar cada vez mais as unidades que compõem sua estrutura organizacional.

A departamentalização é uma característica das grandes organizações. Ela está relacionada com a complexidade das operações.Quando a empresa torna-se grande , as atividades não podem ser todas supervisionadas pelo proprietário ou pelo diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fazes das atividades ou pelos diferentes aspectos desta mesma.

1. DEPARTAMENTALIZAÇÃO

A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. é uma outra forma de fracionar a estrutura DEPARTAMENTALIZAÇÃO

organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade.

A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas, já no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade. As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização e é também muito importante que as funções estejam bem definidas e descritas.

2. FUNÇÕES

A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a organização vigente. O processo de departamentalização pode ser implementado de várias maneiras, por funções, pela própria geografia da organização, pelos clientes em questão, por processos, serviços e produtos e até projetos.

3. TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO

A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são: funcional, por produtos, localização geográfica, clientela, projetos e processos. A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamantos ou divisões. Vejamos cada um desses critérios

3.1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO

Departamentalização por Funções Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda ( procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento (levantamento, obtenção, desempenho de recursos financeiros de uma empresa). De acordo com a departamentalização por funções, nada mais lógico que agrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças. Tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Porém uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização.

3.2 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS

A departamentalização por produto, organiza-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos. Assim sendo, todas as atividades necessárias, para a produção de um determinado produto, deverão ser agrupado em uma única unidade. Se uma empresa, deseja produzir quatro produtos, as atividades A, B, C, D, requeridas para cada produto, deverão ser agrupados em cada departamento por produto. ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. Porem dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia.

3.3 DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica . De acordo onde o trabalho será desempenhado é feita uma recolocação das atividades em função das áreas geográficas. Utilizada por grandes empresas que cobrem grande áreas e cujos mercados são extensos , as empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do país sede. É mais utilizada para a área de produção e de vendas e não para finanças. Cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes, dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um tempo que ação mais rápida para eventuais problemas. Porém este tipo de departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às diferentes áreas de atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com