TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições de cultura, personalidade e sociedade com reflexões dos conceitos de sociologia no cotidiano

Artigo: Definições de cultura, personalidade e sociedade com reflexões dos conceitos de sociologia no cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Artigo  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho trata das definições de cultura, indivíduo e sociedade com reflexões as concepções da Sociologia no cotidiano. Apresenta a compreensão aos aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Ciências Sociais, bem como reflexões as situações cotidianas de desigualdade social e exploração do meio ambiente relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos.

O respeito as pessoas, ao meio ambiente e a preservação de valores culturais relacionam-se diretamente aos fundamentos sociológicos.

Palavra-chave – Fundamentos, definição, concepções

A exploração do meio ambiente é uma prática utilizada e nossa legislação possui muitas contradições, não permitindo sua aplicação de maneira mais severa.

As ciências sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, ela também engloba a investigação entre os sujeitos e seu coletivo.

O estudo das ciências sociais nos permite interpretar, problematizar e refletir sobre os processos de transformação das estruturas sociais.

Nos documentários Bumbando e Ilha das Flores vê-se claramente as diferenças entre as classes sociais, em que os ricos possuem condições de morar em regiões centrais e consumir alimentos de boa e qualquer qualidade ou preços, gerando assim um grau de desigualdade muito alta em relação às pessoas que não possuem poder aquisitivo para consumir e precisam morar em regiões mais afastadas dos centros.

Reflexões da obra: A construção social da realidade

A obra A Construção Social da Realidade, passo descrito por este trabalho acadêmico, enfatiza o conhecimento que impulsiona a conduta da vida cotidiana, onde a realidade social da vida cotidiana foi dividida entre um indivíduo e outro e, quando face a face, observa-se a reprodução dos sintomas que ocorrem no momento da interação entre os indivíduos, ou seja, quando a situação é real, não há possibilidades de esconder as interpretações, tais como, os gestos, sinais, caretas, principalmente no momento do diálogo.

A linguagem entra como um sistema de sinais pertinente, e a sua total compreensão é essencial para o entendimento da realidade proposta.

O hábito fornece a direção e a especialização da atividade humana, o processo de formação do hábito é anterior ao da institucionalização, quando este ocorre existe uma tipificação recíproca de ações habituais entre tipos de atores (uma tipificação é uma instituição).

A instituição, sendo um fato social, é coercitiva, coletiva e exterior ao indivíduo, tem-se quando é desviada a ordem da instituição o afastamento da realidade.

Cultura

A palavra ‘cultura’ tem para o senso comum o significado de acúmulo de conhecimentos, de saber. Ter cultura passa a ser ter conhecimento acumulado.

“Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito,costume, e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”(Taylor, 1871).

O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com