TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Família e Sociedade

Por:   •  25/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOMÉSTICAS

CURSO DE BACHARELADO EM ECONOMIA DOMÉSTICA

DISCIPLINA DE FAMÍLIA E SOCIEDADE II

PROFESSORA: RAQUEL UCHÔA

BERNADETE DE LOURDES VIÉGAS

CLARICE ANDRADE

MARIA CRISTINA ROCHA

SILVANA VIEIRA

DIAGNÓSTICO DE FAMÍLIA E SOCIEDADE II: BAIRRO ALTO DA BOA VISTA, CAMARAGIBE

RECIFE – 2017

HISTÓRIA DA CIDADE E DO BAIRRO

        A região onde se encontra o município de Camaragibe era coberta por extensas florestas, povoada por minorias indígenas, com abundância e forte exploração de pau-brasil, cuja atividade extrativa ocorria entre os nativos e os europeus, os quais detinham relações socioeconômicas baseadas na exploração pela força ou através do escambo (troca de mercadorias). Esse comércio de madeira destinada à exportação muito influenciou na aglomeração de pessoas e, posteriormente, na construção de engenhos. Assim, o povoamento dessa área teve início ainda no século XVI, em torno de engenhos como o Camaragibe, fundado em 1549, segundo consta na carta de Duarte Coelho Pereira (primeiro donatário da capitania de Pernambuco) dirigida ao rei de Portugal, D. João III, com data de 02 de maio de 1550.

        O Engenho Camaragibe tornou-se um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa (1630-1654). Em 16 de junho de 1645, João Fernandes Vieira acampou nesse engenho com 130 soldados, mudando depois o arraial para a mata do Borralho (na Várzea). A agroindústria açucareira aparece como principal fonte econômica desse território desde meados de 1500, com significativo comércio de açúcar e escravos, além de bens e serviços voltados para essa atividade.

        O topônimo Camaragibe, de origem indígena, significa “no rio dos camarás” (camará: a planta + y: rio + pe: em), motivado pela presença, na região, de um arbusto de nome camará ou cambará (Lantana camara) que, segundo o botânico Renato Braga, tem excelentes aplicações medicinais.

        Entre os anos de 1891 e 1895 o engenheiro Carlos Alberto de Menezes (falecido em 1904) implantou uma fábrica de tecidos e sua respectiva vila operária na localidade conhecida como Alto da Boa Vista, em terras do município de São Lourenço da Mata. O aglomerado, com cerca de 50 moradias, situava-se perto da fábrica de tecidos e da via férrea de Recife a Limoeiro e Timbaúba, que fora aberta ao tráfego em 26 de outubro de 1881. A implantação dessa fábrica provocou uma mudança no padrão e no ritmo de crescimento da região, com a passagem de uma economia de agroindústria da cana-de-açúcar para outra de base industrial têxtil.

        O distrito de Camaragibe foi criado pela Lei Municipal nº 21, de 05 de março 1908, subordinado ao município de São Lourenço da Mata. Na Divisão Administrativa e Judiciária do Estado para vigorar no quinquênio 1939-1943, o nome do distrito aparece grafado Camarajibe. A Lei Estadual nº 4.988, de 20 de dezembro de 1963, elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 06 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça, no mandado de segurança nº 59.906, voltando seu território a integrar o do município de São Lourenço da Mata. Foi novamente elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 8.951, de 14 de maio de 1982; essa lei também alterou a grafia do topônimo para Camaragibe. O município, formado apenas pelo distrito sede, foi instalado no dia 31 de janeiro de 1983. (CONDEPE/FIDEM, 2006)

DEFINIÇÃO DO TERRITÓRIO

        O primeiro passo do diagnóstico foi definir o território de partida. Essa escolha levou em conta a afinidade de um dos membros da equipe pelo local e sua vivência na região. Foi considerado também o tamanho do território que, por ser pequeno, pôde ser conhecido em sua totalidade em uma única visita. Porém, como havia a necessidade conversar com moradores e entrevista-los, foram feitas mais duas visitas.

        No seu entorno existe um comércio bem diversificado, com lojas de roupas, calçados, produtos de beleza, bancos, farmácias, supermercados, padarias, lanchonetes, feira livre e comércio ambulante. Entretanto dentro do bairro existem apenas dois mercadinhos, três pequenos comércios de legumes, verduras e frutas, uma padaria e uma escola privada. Em breve será inaugurado um Shopping Center vizinho ao bairro, trazendo a oportunidade de emprego aos moradores como também uma opção de lazer.

        Existe uma linha de ônibus circulando no local que leva os moradores até a integração da Avenida Caxangá no Recife, mas se as pessoas quiserem podem andar até outro bairro para ter acesso a outras linhas de ônibus que podem conduzi-los a outras cidades ou leva-los até a integração com o metrô.

        

LEVANTAMENTO DE DADOS PRIMÁRIOS

        Os dados primários permitiram apreender informações mais aprofundadas e específicas sobre os territórios dentro dos eixos do diagnóstico: espaços de participação, vizinhança, religiosidade, pontos de segurança e risco, atendimento à saúde e serviços públicos. Dados foram coletados pelos articuladores territoriais, utilizando conversa informal.

Em relação aos espaços de participação, foi feito um levantamento de informações que pudessem apresentar uma caracterização dos mesmos, a participação de crianças, adolescentes e jovens, comunicação e articulação nesses espaços e destes com o território.

        A observação do território foi feita a partir de um roteiro que permitisse caracterizar a condição de vida destes espaços, a partir de questões como urbanização, limpeza, áreas verdes, uso do espaço público, tipo de ocupação (mais residencial, comercial ou industrial) e tipos de transportes disponíveis.

LEVANTAMENTO DE DADOS SECUNDÁRIOS

        Os dados secundários foram levantados com base no senso de 2010. Por meio de indicadores sociais, os dados secundários oferecem informações que os pesquisadores não são capazes de captar diretamente, por serem dados mais abrangentes.

        Para a caracterização demográfica do território, foram selecionadas informações sobre crescimento populacional, população total, faixa de idade e gênero. As informações sobre a população desse bairro possuem origem no Censo 2010. Alto da Boa Vista é um dos 30 bairros localizados na cidade de Camaragibe, no estado de Pernambuco. Neste bairro existem 14 ruas. A população de Alto de Boa Vista representa 1,16% da população do município de Camaragibe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com