TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Tese: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Para que se tenha uma história de Pedagogia, torna-se necessário, portanto, considerar tanto as doutrinas pedagógicas quanto os fatos educacionais concretos, que tem sua origem na ação dos governos ou de segmentos da sociedade.

As instituições pedagógicas são antes de tudo são instituições sociais. Cada sociedade é levada a construir o sistema pedagógico mais conveniente às suas necessidades materiais, às suas concepções do homem e a vontade de preservá-las. Quando, pois, o sistema pedagógico muda é porque a própria sociedade mudou, ou porque mudaram as relações de poder entre seus membros.

Muitos dos autores dos principais métodos renovadores da educação não eram pedagogos. Decroly e Claparède eram médicos. Maria Montessori também era médica. John Dewey foi, antes de tudo, um filósofo. Piaget era biólogo. Rogers era psicólogo. Emília Ferreiro também é psicóloga.

Como instituições sociais que são as instituições educacionais refletem as características do sistema social quer as inclui. Mas em seu interior manifestam-se naturalmente as contradições inerentes a esse mesmo sistema social. Daí por que ações originadas do interior das instituições pedagógicas podem gerar mudanças significativas no sistema social.

Importante papel nesse processo de mudança pode ser atribuído às doutrinas pedagógicas. Essas doutrinas, oriundas na maior parte das vezes de dissensões com os sistemas estabelecidos, ou como obra de pensadores à margem do seu meio, “concorrem para afeiçoar os espíritos e para levantar ou degradar os caracteres, exercendo, por consequência, sobre os acontecimentos históricos uma parte de influência e de ação”.

A análise de inúmeras doutrinas pedagógicas mostra como algumas nada mais fazem que refletir os valores sociais dominantes, outras apontam para mudanças que devam ser feitas para ajustar a sociedade a novas realidades e outras envolvem até mesmo propostas de libertação dos oprimidos.

AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS

A PERSPECTIVA CLÁSSICA da educação enfatiza o domínio do professor, o ensino em sala de aula e a ênfase nos tópicos a serem ensinados. Teve origem na Antigüidade Greco-romana. Em muitos países subdesenvolvidos, o modelo clássico aparece como o preponderante e associado à reprodução das relações de poder.

A PERSPECTIVA HUMANISTA constitui uma reação à rigidez da escola clássica. Ela considera que sob as formas tradicionais de educação o potencial dos alunos é aproveitado apenas em parte. Por considerar que cada aluno traz para a escola suas próprias atitudes, valores e objetivos, a visão humanista centraliza-se no aluno. Assim, sua preocupação básica torna-se a de adaptar o currículo ao aluno, segundo.

A PERSPECTIVA MODERNA é uma tendência conciliatória, que procura unir a ênfase do conteúdo sistemático da visão clássica com o caráter libertário da escola humanista. Esta perspectiva tornou-se muito influente a partir da década de 30 e inspirou muitos movimentos em prol das 'escolas novas' e é tida em muitos meios como a mais adequada. Uma das características fundamentais da perspectiva moderna é a ênfase na pesquisa como elemento imprescindível para determinar a necessidade de reforma dos métodos e programas.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »