TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E.P.A

Pesquisas Acadêmicas: E.P.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  11.807 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE E.P.A.

Capítulo 1 – Introdução à administração e às organizações

Questões para discussão pág. 33

1. Defina os termos ‘organização’ e ‘administração’. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?

R: Organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que compartilham de um propósito comum.

Administração é compreendida como um conjunto de processos que se integram e influenciam mutuamente, visando alcançar as metas organizacionais.

Os administradores são importantes para o sucesso das organizações, porque fazem com que utilizem corretamente seus recursos, para atingir seus objetivos.

2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

R: A eficiência: diz-se que uma operação foi realizada de forma eficiente quando consumuiu o mínimo de recursos na obtenção de um determinado resultado. A eficácia avalia até que ponto se alcançou um determinado resultado, independentemente da forma como se obteve esse resultado.

De nada adianta ser eficiente (economizar recursos) se não conseguir atingir seus objetivos sendo desta forma eficaz.

3. Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?

R: Planejamento: Traçar planos e examinar o futuro

Organização: Montagem da estrutura humana e material

Direção: Manutenção da atividade da empresa através da liderança e motivação

Controle: Cuidados tomados para a realização do plano traçado

Apesar de serem distintas, elas estão relacionadas, por isso, os administradores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre a outra.

4. Qual é a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador?

R: Cada uma das funções básicas da administração – planejamento, organização, direção, e controle – varia em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor. À medida que se sobem na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos.

As atividades desempenhadas pelo administrador também varia de acordo com o nível organizacional. Por exemplo, um administrador de topo tem a responsabilidade de desenhar a estrutura organizacional, enquanto um supervisor organiza os métodos e processos de uma atividade ou tarefa.

5. Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas.

R: A área de produção ou de operações envolve o sistema de operações é o centro da atividade de uma organização e consiste no conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização. A administração de operações é uma atividade complexa de administração que envolve: planejamento do produto, instalações, processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, administração de estoques, controle e compras.

A área comercial e de marketing está relacionada com as atividades cujo objetivo é captar e manter os clientes da organização. Seu principal foco é a satisfação do cliente. Organizações privadas ou públicas necessitam dessa área para sobreviver. Ela é responsável por diversas funções e atividades organizacionais: pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição, comunicação e vendas.

A área financeira lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros. Seu principal objetivo consiste em captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais. A área financeira é responsável pelas seguintes funções: informação de gestão, análise, investimento, financiamento, distribuição de dividendos.

A área de recursos humanos ou de gestão de pessoas tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. A organização deve atrair, preparar e desenvolver as pessoas de forma que consigam contribuir para alcançar os objetivos organizacionais. A área de recursos humanos é responsável pelas seguintes funções: implementação de políticas e procedimentos, planejamento dos recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e compensação, melhoria das condições no local de trabalho.

6. Que papéis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador?

R: Os papéis de um administrador são: papéis interpessoais, que envolvem as relações dos administradores com outras pessoas; informacionais, que envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações; e decisórios, que compõem todos os eventos que implicam a tomada de decisão.

Em relação ao nível organizacional, o papel pode variar devido a cada nível em que se encontra o administrador. À medida que o administrador sobe na hierarquia, a importância do papel do líder, dirigindo e supervisionando o trabalho de seus subordinados, diminui ao passo que a importância do papel de monitor aumenta, uma vez que o administrador precisa estar mais atento ao ambiente organizacional para detectar tendências, ameaças ou oportunidades para sua organização.

7. Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o nível em que o administrador atua na organização?

R: O administrador necessita ter habilidades conceituais, que estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo; habilidades humanas, as quais dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos; e habilidades técnicas, que estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimento especializados relativos à sua área de atuação específica. A relação entre essas habilidades com o nível em que o administrador atua na organização: para os administradores no nível estratégico, as habilidades conceituais são mais preponderantes, já as habilidades técnicas são mais importantes nos níveis hierárquicos mais baixos. As habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos, já que o trabalho de um administrador envolve outras pessoas.

8. Quais são os principais traços culturais do estilo brasileiro de administrar? Quais são as principais características dos administradores brasileiros?

R: Os principais traços culturais são: Concentração de poder, personalismo, postura de espectador, aversão ao conflito, formalismo, lealdade às pessoas, paternalismo, flexibilidade e imunidade. A maioria desses aspectos tem um impacto negativo no dia-a-dia das organizações brasileiras.

Em relação às principais características dos administradores brasileiros, são identificadas: visão imediatista; desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular; adoção de estruturas organizacionais piramidais; adoção de sistemas de tomada de decisão centralizados e autocráticos; uso de sistemas de controle episódico; práticas interpessoais baseadas na docilidade e no respeito pelo poder; prevalência de um estilo gerencial marcado por grande distância entre discurso e prática; disfarce das formas autoritárias de poder com uma retórica de participação e envolvimento; e domínio de uma conduta gerencial sensível a modas e modismos gerenciais.

9. Quais são os fatores que condicionam o sucesso e o insucesso das organizações brasileiras?

R: Os fatores que condicionam o sucesso das organizações brasileiras podem ser agrupados em três categorias: habilidades gerenciais, que consistem no bom conhecimento do mercado onde atua e boa estratégia de vendas; capacidade empreendedora, como a criatividade, aproveitamento das oportunidades do negócio, perseverança e capacidade de liderança; logística empresarial, que forma-se pela escolha de um bom administrador, uso de capital próprio, reinvestimento dos lucros na empresa e acesso a novas tecnologias. Em relação aos fatores que condicionam o insucesso das organizações brasileiras destacam-se os seguintes: elevada carga tributária, elevados custos de financiamento, burocracia ineficaz e produtividade reduzida. Porem há mais quatro categorias que também agrupam mais problemas contrários ao sucesso de uma empresa do Brasil: falhas gerenciais: como a falta de capital de giro, problemas financeiros, localização inadequada e falta de conhecimentos gerenciais; causas econômicas conjunturais: que consistem na falta de clientes, dívidas de clientes e recessão econômica; logística operacional: a falta de mão-de-obra qualificada e instalações inadequadas; políticas públicas e legislação: falta de crédito bancário, problemas de fiscalização e carga tributária elevada.

10. Qual é a importância da administração como campo de estudo científico?

R: A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporâneas. Na medida em que o sucesso das organizações está relacionado com a qualidade de sua administração, essa última tem assumido uma importância crescente como campo de estudo.

Os custos de uma administração ruim não se limitam a um desperdício de recursos financeiros e de materiais, mas também acarretam elevados custos para a sociedade. Por tudo isso, há o interesse em melhorar a forma como as organizações são administradas, e isso só é possível com uma sólida formação em administração. Seja para os que planejam construir uma carreira de administrador, seja para os outros, o estudo da administração é um valioso instrumento para a melhor compreensão dos processos administrativos e para o desenvolvimento das habilidades gerenciais.

11. Quais são os principais desafios e recompensas de ser administrador?

R: Os principais desafios de um administrador são: o trabalho difícil e exigente, como o grande número de horas, interação com diferentes pessoas, motivação de seus subordinados, decisões difíceis a serem tomadas no que tange à distribuição de recursos escassos, e a dependência em relação ao bom trabalho dos outros.

Apesar de todos esses desafios, o trabalho de um administrador pode ser muito estimulante e recompensador devido a altos salários, a importância do seu trabalho para a organização obter os resultados devido à sua inovação e a contribuição para que os membros da organização encontrem um sentido no trabalho. Tem a oportunidade de lidar com uma grande diversidade de pessoas e experiências que enriquecem sua formação. Além, há o status social alcançado dentro da organização como na sociedade.

12. Quais são as principais tendências contemporâneas que influenciam a administração?

R: Uma das principais tendências contemporâneas que influenciam a administração está relacionada com a globalização. Os administradores precisam desenvolver uma visão global do mundo de negócios. A necessidade disso ocorre devido à presença de clientes, trabalhadores, fornecedores e competidores globais. A diversidade cultural é a outra realidade do futuro de administração. Os administradores precisam entender diferentes modelos culturais.

No que diz respeito às mudanças estruturais nas organizações, o foco de uma organização passou a ser a flexibilidade de sua estrutura organizacional e a rapidez de suas decisões. As redes e o trabalho em equipe tendem a substituir a tradicional hierarquia rígida que separava aqueles que decidiam daqueles que executavam.

O que torna as organizações mais competitivas e diferenciais são seu processo de gestão e as pessoas que dele fazem parte. A necessidade de uma força de trabalho mais qualificada faz com que as organizações apostem cada vez mais no treinamento e no desenvolvimento de seus trabalhadores como uma forma de se distinguirem de seus competidores.

Verifica-se também o reconhecimento da importância da satisfação e da construção de relacionamentos com os clientes como o principal objetivo das organizações. Para obter essa satisfação muitas vezes faz com que seja necessário investir em sistemas de produção flexíveis.

A cooperação é outra tendência que se acentua, incluindo parceria com concorrentes.

A ética nos negócios também assume papel determinante no sucesso da relação entre organizações e o ambiente.

...

Baixar como  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »