TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETIENE

Resenha: ETIENE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  105 Visualizações

Para Etiene as tiranias se classificam em 3 tipos: O tirano eleito, o tirano que conquista a tirania através força armada e o tirano que herdou o poder.

O tirano que conquista o reino através das forças armadas tem seu reino como uma terra conquistada. Tenta dominar tudo em todos os sentidos.

O tirano que herda o poder tem seu o povo como seus eternos servos. Pensa que o reino em si é uma herança e trata todos que ali vivem dessa forma.

E por fim, o tirano que é eleito, acredita que por ter chegado ao topo seu poder será eterno. Esperava-se que ele fosse o mais “consciente” dos tiranos, e ele até seria – de acordo com etiene – se o poder não subisse a cabeça.

Etine diz também que para aceitarmos a condição de tirania o homem tende estar em uma das duas opçoes:

1- Forçado - pelas armas, independentemente de onde ou como seja.

2- iludido - quando em um momento de desespero acreditam que dar plenos poderes sobre o estado a uma pessoa seja a única solução e acabam sendo traídos, percebendo tardiamente que além da liberdade, perderam também sua servidão que fora transformada em escravidão.

Sua conclusão é que, independente da forma da aquisição do poder a forma de reinado será a mesma. E, se pudéssemos escolher entre sermos pessoas livres ou a ser "sujeito" de alguém, logicamente escolheríamos seguir nossas próprias razões.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com