TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçaõ E Sociedade

Artigos Científicos: Educaçaõ E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: Os determinismos geográfico e biológico de uma teoria cientifica, se transformaram uma doutrina política. Baseado nas aulas, quais as implicações sociais que estas mudanças causaram?

Resposta:

O conceito da superioridade branca, sobre algumas “raças” era o tal "fardo do homem branco" que justificava a conquista e a exploração destas populações. Assim, o determinismo geográfico era do EUROPEU e biológico, do HOMEM BRANCO. Se sim, era a extensão das teorias darwinistas (aplicadas aos europeus) nas relações entre ricos e pobres, ou entre patrões e operários. Ou seja, os pobres seriam "vitimas" de um determinismo natural, onde os ricos não o eram por terem vantagens originais, mas sim porque estavam mais ADAPTADOS para sobreviver e governar. Não era o sistema (capitalista) que era injusto ou produtor de desigualdades; e sim as qualidades "superiores" da burguesia em relação aos pobres.

Mas se naquela época a biologização das relações sociais era corrente, posteriormente foi alvo de críticas justamente por condicionar populações e culturas a elementos pré-determinados. Então as diferenças sociais e até mesmo a desavenças entre países relacionados ao seu povo são os efeitos que ate agora existem.

Questão 2: Por que a cultura determina a visão de mundo dos seres humanos? Explique?

Resposta:

A cultura determina nossa visão do mundo, pois ela é como uma lente ( assim como diz Ruth Benedict) . Ela composta por tudo aquilo que aprendemos durante toda nossa vida, (ou que fomos submetidos a acreditar) todos os costumes, tradições, conceitos, comportamentos, normas, vestimenta e etc. Então tudo aquilo que consideramos certo ou errado, comum ou diferente. Ou seja, a nossa “bagagem” cultural,esta embutido nessa lente . Mas como no mundo e até mesmo dentro do nosso próprio país, existe culturas diversas, logo associamos que existem diferentes modos de se ver o mundo , existem, lentes distintas , que possuem visões desencontradas das nossas .

Exatamente nesse ponto que começamos a perceber, certos preconceitos, a extrema facilidade de julgarmos aquilo que é diferente, pois está fora do “padrão cultural”.

O que gera tudo isso é o fato do ser humano julgar tudo ao seu redor, baseado na sua cultura, ou seja, vendo o mundo de um jeito totalmente etnocêntrico. Sem considerar em momento nenhum as diferenças e apenas aceitar, geram conflitos, e desencontros de ideias e pontos de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com