TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Etnico Racial

Monografias: Educação Etnico Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  5.032 Palavras (21 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 21

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa a respeito do tema “educação étnico-racial” que surgiu a partir do ingresso no curso de Pedagogia, mais especificamente quando do estudo da disciplina de Educação e Diversidade: Desafios e Perspectiva, e foram feitas leituras e discussões a respeito da importância da diversidade étnico racial, do multiculturalismo e de conhecer o que leva uma sociedade ou pessoas ao etnocentrismo. Durante as observações realizadas nas disciplinas de Estagio Supervisionado: Práticas Educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental fora possível perceber que a diversidade étnico-racial, principalmente a influencia afro brasileira, ainda era pouco trabalhado no contexto escolar, uma vez que se restringe ao dia 20 de novembro dia da consciência negra.

As disciplinas já citadas anteriormente fizeram com que alguns questionamentos fossem levantados tais como: o que diz a legislação educacional a respeito do tema? O que os profissionais da educação pensam a respeito das questões étnico-raciais? É importante se discutir o tema étnico-racial com as crianças?

Diante destes questionamentos, pode-se definir o problema: como as questão étnico-racial estão sendo trabalhados no 4º e 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Barra do Garças – MT?

A hipótese levantada quanto ao tema é de que as questões étnico-raciais são tratadas superficialmente nas escolas, embora seja imprescindível sua abordagem para que haja uma ampliação da compreensão dos estudantes sob a forma de como se deu a contribuição da cultura afro-brasileira na construção do povo brasileiro.

O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em: verificar o desenvolvimento/ensino das questões étnico-raciais no 4º e 5º ano do ensino fundamental, em uma Escola Pública Municipal de Barra do Garças – MT. Os objetivos específicos buscaram: Conhecer a lei nº 10.639/03 que orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana referente às questões étnico-raciais; Saber o que o professor pensa a respeito das questões étnico-raciais; Observar a participação e o interesse dos alunos na realização das atividades envolvendo o tema étnico-racial; Observar qual a metodologia desenvolvida nas atividades em sala de aula em respeito ao tema. Torna-se também importante nesse estudo, fomentar a diversidade, valorizando os conteúdos e metodologias das relações étnico-raciais.

Para melhor compreensão do tema “étnico racial’’ foi utilizado à pesquisa qualitativa que permite uma serie de procedimentos e informações que contribui para que se perceba o que está além das aparências visíveis, entendendo o fenômeno de estudo em profundidade, desse modo o número de sujeitos que virão a compor o quadro de entrevista dificilmente pode ser determinado, porque tudo depende da qualidade de informações obtidas em cada depoimento. A pesquisa qualitativa [...] “envolve a obtenção de dados descritivos obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes”. (BOGDAN e BIKLEN Apud LUDKE e ANDRÉ, 1986, p.13). Nesse estudo far-se-a o uso da observação, da entrevista e da análise documental.

A entrevista semi- estruturada possibilitou um contato direto com a coordenadora, com a professora e com os alunos e ajudou a compreender como eles concebem o tema. As questões dirigidas ao grupo foram estabelecidas da seguinte forma: 3 perguntas para os alunos,3 perguntas a coordenadora e 2 perguntas a professora.

A análise documental contribuiu para levantamentos de dados a respeito do Projeto Político Pedagógico que aborda a proposta e a função social da escola enquanto ao ensino do tema étnico racial.

A escola pesquisada intitulada se localiza distante do centro de Barra do Garças - MT e oferece a Educação Infantil das séries iniciais de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e séries finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, nos período matutino e vespertino, atende também alunos com necessidades especiais, provenientes de vários bairros, chácaras e fazendas da região.

Diante da pesquisa apresentada sobre a escola e seus integrantes, perceber a diversidade cultural não foi difícil, no tocante de que essa diversidade se expressou por meio dos indivíduos em suas diferentes formas de ser e de se expressar. Portanto se fez necessário aqui um estudo mais apurado principalmente quanto à questão etino racial desses sujeitos, que em suas características externam traços das expressividades que os identificam. Diante de tantas discussões sobre o ensino da educação étnico-raciais esta vem se tornando uma realidade no contexto educacional e social que toma rumos alargadores, envolvendo tanto as práticas cotidianas dessas relações, como os embates e ações políticas no território brasileiro que refletem no cotidiano escolar.

Para melhor compreensão do tema este trabalho será subdivido em sessões, sendo que a primeira apresenta o conceito de etnia e o que relata e diz a legislação educacional a respeito do tema, e o que os profissionais da educação pensam a respeito das questões étnicas raciais.

A segunda segue-se com a trajetória dos negros africanos até o Brasil, mostrando que foi necessário criar-se leis para o reconhecimento da cultura negra no Brasil.

Sendo a terceira parte um esboço sobre a África apontando a trajetória dos africanos até a America e sua real situação.

Culminando em uma conclusiva verificada em partes pela pesquisa campo.

2 CONCEITO DE ETNIA

A análise da palavra etnia significa povo ou nação que é de origem Grega, é derivada do grego ethnos. Compreendendo assim os fatores culturais, histórico, lingüístico, raciais e religiosos. As

Segundo o dicionário Aurélio (2013) a palavra etnia significa “Grupo de famílias em uma área geográfica variável, cuja unidade repousa na estrutura familiar, econômica e social comum, e na cultura comum”. Já no dicionário Michaelis (2013) o significado da palavra etnia é “(etno+ia1) Sociol Mistura de raças caracterizada pela mesma cultura (termo criado para evitar neste caso a palavra raça)”. Tendo como parâmetro as explicativas acima designadas a palavra etnia, foi aplicado um questionário contendo três perguntas aos 25 alunos do 4º ano da escola campo, sendo elas:

1. O seu cabelo é bom ou ruim?

R: Todos os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com