TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregos Verdes

Trabalho Escolar: Empregos Verdes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O tema Empregos Verdes vem crescendo no Brasil devido à necessidade de atitudes para preservar o meio ambiente até mesmo para nossa sobrevivência para os próximos anos, afinal não dá para ignorar as previsões cientificas que irá acontecer com o nosso planeta devido as mudanças climáticas causadas pelo próprio ser humano. Através desse estudo, podemos notar a importância dos empregos verdes para qualidade de vida inclusive encontrar nessa necessidade uma oportunidade de trabalho.

Emprego verde: Uma nova visão

Não é de hoje que ouvimos falar em “empregos verdes”. Promessa para um futuro cheio de esperanças, com a chegada da Rio+20, a certeza que temos é de que estamos vendo no mercado atual uma prévia do que vem por ai.Para se ter uma ideia, o Brasil já possui 2,6 milhões de empregos verdes, 6,73% do total de postos de trabalho formais, segundo dados do Banco Mundial de 2011. O estudo estima que os investimentos para reduzir em cerca de 20% as emissões de carbono até 2030 no país poderiam gerar anualmente 1,13% a mais de empregos na nossa economia. A empresa Vive Verde apostou no mercado da compostagem. Outro dado importante são as características dos profissionais dessa área; a transição feita por muitos que, ao contrário do que se pensa, não abandonam suas áreas originárias, mas vão atrás de novas formações e/ou complementações que possam ser associadas à nova demanda. Exemplo disso, após concluir o curso de direito, o advogado Marcos Rangel buscou especialização cursando gestão ambiental na COPPE da UFRJ. Hoje, ele dirige uma companhia de compostagem, a Vide Verde, que atende clientes como L´Oreal, Michellin e os supermercados Zona Sul Profissões jamais pensadas como lighting designer e gerente de obras são dois outros exemplos de que, trabalhar em prol do meio ambiente não é um cenário restrito: “Em quase todas as profissões temos espaço para a conscientização e o comprometimento com o meio ambiente, basta a pessoa direcionar a sua carreira para isso”, diz Marcos Rangel entrou no mercado da sustentabilidade e, hoje, trabalha em prol do meio ambiente. Em outras áreas, a demanda pela implementação da sustentabilidade no dia a dia só cresce. É o caso de alguns arquitetos, que são cobrados cada vez mais por soluções sustentáveis em seus projetos. Pensando na afirmativa acima, na cada vez maior preocupação ambiental e nas muitas possibilidades que surgem a cada dia, a boa notícia é que os empregos verdes serão os empregos do futuro.

Conclusão

Com base em pesquisas podemos concluir que empregos verdes são de extrema importância para nossa qualidade de vida e sobrevivência para a humanidade. Nunca é tarde para acordar para nossa realidade, sendo assim são atitudes que são adotadas em outros países, e cada vez mais forte no Brasil.

Bibliografia:

http://oglobo.globo.com/emprego/emprego-verde-bate-os-demais-4948966

http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/green_job/pub/empregos_verdes_brasil_256.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com