TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enad

Artigos Científicos: Enad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

3) a- A importância é claramente compatível com um trabalho de educação ambiental, porquanto mostra a estratégia pedagógica de problematização do tema discutido (água) a partir da realidade dos alunos e a realização de experimentos em sala de aula de modo a tornar mais concreta a compreensão dos processos da gestão da água e dos indicadores de qualidade da água, bem como inclui a visitação à estação de tratamento da água como um bom recurso de compreensão da realidade e sensibilização para a cidadania ambiental.

b- Destacando-se que a contextualização do tema ambiental trabalhado privilegia a experiência cotidiana dos alunos, o contato crítico com a realidade e a tomada de consciência sobre a dimensão ambiental do cotidiano dos alunos e da população. O objetivo neste caso é a produção de um novo conhecimento que parta da experiência e avance com a formação científica, reconhecendo no diálogo de saberes entre a ciência e as demais disciplinas, como por exemplo Geografia e História, uma oportunidade de formação e não a desqualificação do saber da experiência.

4) Todos os comentários estão corretos, pois as afirmativas I e II estão interligadas e serão analisadas em conjunto. É necessário destacar que o sistema de numeração decimal, como seu nome expressa, é de base dez, ou seja, possui uma estrutura organizada de dez em dez. Além disso, é um sistema posicional, pois o valor dos algarismos depende da posição em que se encontram.

As crianças, ao realizarem uma operação de multiplicação de unidade pela dezena (caso do menino da questão), devem compreender que o resultado da multiplicação sempre terá como resposta um numeral representando as dezenas.

Quando a criança diz: “e vão quatro”, está demonstrando que pode não ter compreendido o valor posicional deste número, que neste caso é quarenta, mostrando desta forma, uma aprendizagem calcada na resolução direta do algoritmo, sem compreensão do valor relativo e absoluto do número e sem fazer as relações numéricas com o significado das operações.

A afirmativa III está correta, pois o ensino da matemática deve se valer da resolução de problemas, ou seja, de situações significativas que criam desafios a serem vencidos, possibilitando o uso de conhecimentos prévios e de diferentes estratégias, sem dispor de procedimentos automáticos para chegar à solução, diferenciando-se assim dos meros exercícios repetitivos (POZO, 1998).

A afirmativa IV está correta, pois reitera a ideia de que o conhecimento do valor posicional do número pode ser facilitado pelo uso de materiais concretos que permitam realizar agrupamentos de dez em dez, que irá facilitar ao aluno a realização das “trocas” a cada dez unidades. O esquema simbólico que usamos para representar os números deve ser coordenado com o esquema de agrupamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com