TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise Das Demostraçoes Contabeis

Casos: Estrutura E Analise Das Demostraçoes Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Relação entre Investimentos, Poupança e Taxa de juros

A taxa de juros está relacionada intimamente com a poupança, o investimento e a formação de capital.

A poupança é condição necessária para o investimento (somente pode haver investimento se existe poupança), embora ela não seja condição necessária e suficiente, pois a simples existência de poupança não garante que haverá investimento. O resultado do investimento é fruto da poupança.

Para relação desses 3 itens, investimentos, poupança e taxas de juros, podemos dizer que a taxa de juros é que vai dizer o número de investidores e o número de poupadoras.

Daremos 3 exemplo de taxa de juros de um banco para exemplificar a questão:

1º caso - Se o banco oferece uma taxa de 20% de juros para atrair o mercado de investidores e poupadores, e a nível de mercado essa taxa está alta, sem dúvidas o banco atrairá muito mais o mercado de poupadores, pois para eles interessam a taxa de juros alta para aumentar seu rendimento, do que o público de investidores, pois quanto maior a taxa, maior o risco também. Nesse caso o banco terá muitos poupadores e poucos investidores para circulação do dinheiro poupado.

2º caso – O banco percebe que não atraiu ambos os públicos e decidiu diminuir sua taxa para 8%. A nível de mercado essa taxa é considerada baixa, e o público de poupadores não se sentiu atraído. O banco perdeu poupadores, pois sua taxa não rende tanto para esse tipo de investimento e em contra partida, atraiu investidores que viu a taxa proporcionalmente interessante, menos risco de perda. O banco acabou tendo uma quantidade de investidores desproporcional á quantidade de poupadores, e como não existe investimento sem poupança mais uma vez o banco precisou reavaliar sua taxa.

3º caso – O banco então decidiu alterar sua taxa para 13%, e com isso acabou atraindo os dois públicos alvos, poupadores e investidores. Pois a taxa satisfazia a necessidade de ambas às partes. Taxa média em relação ao mercado, atrai poupadores e investidores.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »