TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Lucro

Exames: Etica E Lucro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  6.568 Palavras (27 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

A ética deriva da palavra grega Ethos que significa caráter, modo de ser, comportamento. É o ramo da filosofia que estuda o modo de viver na sociedade. A ética fundamenta o bom modo de vida através do pensamento humano, por essa razão, a ética não se confunde com a moral, pois esta é fundamentada na obediência de normas, costumes, etc.

Este foi o conceito criado pelos filósofos cínicos da Grécia antiga e já é conhecido de todos nós. Por esse e outros motivos que esta dissertação não se trata do estudo da ética em si, mas sim da aplicação e importância da dela na esfera profissional.

Num mundo onde os valores morais e éticos estão se perdendo, os códigos de ética orientam o comportamento ideal do profissional, se preocupa com o cumprimento dos valores de acordo com a sociedade, procurando manter a conduta ética de acordo com as necessidades.

O profissional da área da contabilidade deve em todos os momentos realizar sua função de forma ética, contribuindo assim para a boa imagem da profissão que vem sendo desacreditada devido à ação de contadores aéticos envolvidos nos grandes escândalos empresariais que ocorrem mundo a fora.

Atualmente, ser ético é uma missão a cada dia mais complicada, pelo menos onze em cada vinte contabilistas admitem já ter cometido uma ação aética em seu trabalho; pelo treze entre vinte sabe que as empresas onde trabalham têm procedimentos antiéticos e, de vinte profissionais da área contábil, sete nem sequer conhecem o Código de ética da profissão.

Este projeto de pesquisa apresenta os principais atos antiéticos cometidos pelos profissionais contábeis, quais os principais motivos da ação antiética ou da fraude contábil, evidenciando quais as principais práticas ilícitas e expondo escândalos contábeis, condenando- os pelo próprio Código de Ética da profissão.

JUSTIFICATIVA

É ética representa fundamental importância na vida e todo ser humano, esta intimamente ligada a nós desde a infância e interligada ao perfil profissional de cada pessoa.

Toda classe profissional tem seu próprio código de ética que deve ser aceito e entendido de forma que o profissional possa decidir o que é bom ou ruim para suas ações, assim como seu relacionamento com colegas, clientes, fornecedores, etc.

Infelizmente o código de ética nem sempre é cumprido. O profissional da área contábil recebe a fama de sonegador de impostos, o que, infelizmente, no Brasil ocorre muito.

A contabilidade é uma ciência social que se entende com os números, sendo assim, o contabilista sabe como manipular as informações fazendo com que suas demonstrações contábeis apresentem o resultado que melhor, ou pior, de acordo com aquilo que lhe convém.

Saber o quanto os profissionais contábeis em nosso circulo de convivência têm deixado fluir seu conjuntos de virtudes e normas que fundamentam a ética profissional da profissão é o motivo pelo qual esse projeto de pesquisa foi elaborado. Conhecendo os pontos falhos pelo ponto de vista ético da rotina contábil que nos cerca.

OBJETIVO

O principal objetivo deste projeto de pesquisa é mostrar o quanto o código de ética contábil é ou não cumprido, principalmente no momento em que se elabora uma demonstração contábil. Será que os contabilistas são éticos?

Sabemos que para um contabilista, é muito simples fazer com que um balanço mostre o lucro ou o prejuízo de uma empresa, distorcer informações não é um dos maiores desafios. Tudo depende da intenção do profissional no momento da elaboração de tal demonstração.

Para que sejamos profissionais bem preparados é de fundamental importância que conheçamos o código de ética da profissão. É importante mostrar que a ética profissional não é somente um código escrito em papel, temos que fazer com que seja cumprido. Deixar transparecer que a ética não é somente um conjunto de normas que direcionam o trabalho, mas um conjunto de virtudes próprias.

A pesquisa de campo será de grande utilidade para que possamos saber se os contadores exercem seu trabalho de forma ética ou antiética, nos permitindo saber onde estão as maiores falhas dos profissionais da área contábil em relação á ética profissional contábil.

O objetivo desta dissertação é encontrar os principais motivos da falta de profissionalismo ético. Assim poderemos cuidar para que em nossa vida profissional enquanto contabilistas, não nos deixando influenciar por esses motivos.

METODOLOGIA

Toda profissão tem seu próprio código de ética, na contabilidade não é diferente. Estamos no momento começando a formar nosso perfil profissional, para nos tornarmos contabilistas é fundamental aprender e compreender o código de ética da profissão, saber sua importância no trabalho de um profissional contábil.

As pesquisas do grupo serão baseadas na literatura existente, assim como no próprio código de ética contábil, código de ética do administrador e no Código Civil buscando aprofundamento ético em relação às demonstrações contábeis e lucro. Dessa maneira, buscando relação entre a ética e os princípios fundamentais da contabilidade estudados anteriormente e as disciplinas estudadas até aqui. Possibilitando assim, a interdisciplinaridade.

Por meio de leitura de livros e ate mesmo de artigos acadêmicos a respeito de assuntos relativamente recentes no meio contábil acumulamos conhecimento para que pudéssemos apresentar a presente dissertação.

Cronograma Setembro Outubro Novembro

Etapas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11.. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11.. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 13 14 19

Obtenção de material

Termino das leituras

Inicio da elaboração

Metade do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com