TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Euritmia

Resenha: Euritmia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Eurythmía vem do grego e quer dizer ritmo harmonioso.

Nasceu na Alemanha no início do século XX, pelo filosofo e educador Rudolf Steiner.

Em 1912, atendendo a vontade de uma jovem por um tipo de dança ou ginástica que pudesse se harmonizar com o conhecimento espiritual do homem, Rudolf Steiner, deu as primeiras indicações para a criação de uma nova arte de movimento.

Foi a jovem Lory Meyer-Smits, que desenvolveu os primeiros elementos dessa nova arte, sempre sob orientação de Rudolf Steiner. Logo a seguir uniram-se a ela outras personalidades que participaram da ampliação dos elementos dessa nova dança.

Esta nova arte do movimento que acompanha a recitação de poemas, prosa ou música vem se desenvolvendo desde então em vários países como Holanda, Suíça, Inglaterra, Escandinávia, Rússia, Japão, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, e em quase todos os países da América Latina.

Inicialmente praticada em pequenos círculos e aplicada pedagógica e terapeuticamente nas Escolas Waldorf, ganhou força através de pesquisas realizadas nas áreas da educação e saúde ao longo dos anos.

Hoje está presente em inúmeras escolas, clínicas, hospitais e outras entidades espalhadas pelo mundo, fornecendo apoio para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de crianças e adultos, proporcionando uma maior flexibilidade e sensibilidade artística.

Observa-se resultados notáveis no desenvolvimento do trabalho em equipe.

Aplicada a grupos, a euritmia promove consciência sobre as relações sociais, e sobre a relação do indivíduo com o todo.

Apesar de atuar em diferentes campos sociais, o alicerce de todo o trabalho eurítmico é de cunho artístico.

A euritmia mostra, por meio dos movimentos, as qualidades interiores dos conteúdos poéticos e as leis contidas nos elementos musicais. Gestos corporais e formas percorridas no espaço adquirem vida e significado através dos fonemas, ritmos, sons e tons, intervalos e andamentos dessas duas artes temporais (poesia e música).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com