TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exerxicío

Artigo: Exerxicío. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

1.Com relação ao pensamento positivista, analise os itens a seguir e escolha a única opção que NÃO CORRESPONDE às formulações propostas por Augusto Comte. (Questão adaptada do Enad, 2005)

1) O positivismo foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.

2) O positivismo derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.

3) Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.

4) A filosofia social positivista busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.

Gabarito: (2)

2.Muitos antropólogos do século XIX, da tendência evolucionista, interpretavam as transformações das sociedades humanas dentro de uma visão linear:

1) Do exótico para o familiar.

2) Do social para o individual.

3) Do primitivo para o civilizado.

4) Do social para o cultural.

Gabarito: (3)

3.A conquista, a dominação e a transformação da África e da Ásia pela Europa, no século XIX, precisavam apresentar uma justificativa que ultrapassasse os interesses econômicos imediatos. “A civilização capitalista era oferecida, mesmo contra a vontade dos dominados, como forma de elevar essas nações do seu estado primitivo a um nível mais desenvolvido”. (Francisco Ayala) A que tipo de pensamento corresponde a sentença acima:

1) Positivismo

2) Marxismo

3) Estruturalismo

4) Relativismo

Gabarito: (1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com