TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FALHA

Tese: FALHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

OS FICANTES INSIGNES

(Joãozinho Ribeiro)

Rebusco num texto já publicado, faz algum tempo neste matutino, inspiração para falar de um homem, cidadão de sua terra e do mundo, amigo particular e médico humanista como poucos, que no último quatro de abril completou três anos de sua passagem ou passamento por esta breve e intensa convivência humana – JACKSON LAGO, nosso INSIGNE PARTINTE.

Do texto citado no parágrafo anterior, reproduzo alguns trechos intencionalmente selecionados:

“Talvez o tempo sempre traga consigo alguns ensinamentos cuja tradução não seja permitida à primeira vista ou contato com os participantes desta breve aventura humana, extrapolando mesmo os limites da própria existência. A história que as pessoas vão tecendo junto com as outras dignificam (ou não) suas passagens pela estação terrena, a partir das obras e ações que perpetuam a nossa espécie, em diferentes épocas e partes do mundo”.

“Aqui no Maranhão, ao arrepio das biografias mais degradantes e depravadas política e moralmente, alguns personagens marcaram sua passagem pela história do nosso estado, não pelos caminhos fáceis do conformismo e da aliança com os poderosos de sempre, porém pelas lições de humanismo e compromisso que tiveram com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e livre dos mandos e desmandos coronelistas e oligárquicos que de há muito campeiam e infelicitam nossas vidas”.

“As páginas da existência das pessoas que compõem este último grupo, para o bem da humanidade e sem enveredar pelo nefasto culto da personalidade, precisam ser compartilhadas com o máximo de indivíduos e instituições democráticas para que as gerações presentes e futuras possam fazer uma interpretação crítica dos atos e fatos produzidos por estas personagens, que contribuiram, cada qual ao seu modo, para a melhoria da qualidade de vida do povo maranhense”.

“A memória é algo que carrega consigo uma grande carga de simbologia ideológica, portanto, embora possa adquirir contornos de unanimidade por alguns biógrafos, jamais será neutra. Museus e instituições de estudos e pesquisas, em todo o planeta, se debruçam em esforços diversificados para interpretar, com a devida fidelidade, as histórias dos seres e das coisas dentro dos contextos em que estas aconteceram”.

“Jackson Lago (1934-2011) foi Governador do Maranhão, Prefeito de São Luís por três mandatos, Deputado Estadual, Médico, fundador do PDT e, acima de tudo, um militante das causas humanistas e libertárias, como são exemplos: a luta pela anistia aos presos e exilados políticos, a campanha das Diretas Já e o combate à oligarquia mais longeva de que se tem notícia instalada em uma unidade da República Federativa do Brasil”.

Na semana que passou, em que muitos personagens que resistiram ao golpe civil-militar de 1964 foram lembrados, acho que ficou faltando uma justa homenagem a pelo menos dois destes que honraram a cena política maranhense pela postura impecável assumida diante da história, em que muitos outros optaram pelo colaboracionismo com a ditadura e alguns até pela denunciação pura e simples dos adversários e até de correligionários políticos. Da safra dos esquecidos, destaque para as lembranças de NEIVA MOREIRA e JACKSON LAGO.

Estes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com