TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisoicracia

Artigo: Fisoicracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

De origem grega o Fisiocrata que significa “poder da natureza” surgiu na escola fisiocrática em meados do século XVIII sendo considera a primeira escola de economia cientifica, antes até mesmo da teoria clássica de Adam Smith, é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista. Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.

O idealizador da teoria foi François Quesnay, medico da corte do rei Francês Luis XV. Em seu livro “Tableau Economique”, escrito em 1758, Quesnay afirmava que era inútil tentar alterar a ordem natural da sociedade através de leis regulamentos governamental, confirmando assim, uma característica de sua teoria: o estado do laissez faire, ou seja, a não-intervenção do Estado no sistema econômico.

O Tableau Économique do dr. Quesnay foi aperfeiçoado e transformou-se no sistema de circulação monetária input-output criado no século XX (anos 1940) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard.

Os fisiocratas viam a agricultura como o único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige pouco investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de riquezas atrás dos metais( ouro, prata e bronze). Segundo a teoria, como a agricultura era a única fonte de riqueza, deveria ser cobrado apenas um imposto, pago pelo proprietário da terra, livrando o restante da sociedade dos altos tributos.

Em 1774, o ministro das finanças Anne Robert Jacques Turgot tentou introduzir a teoria dos fisiocratas na economia da frança, no entanto, devido os protestos dos proprietários de terras, a tentativa foi um fracasso. Embora a teoria da fisiocracia tenha uma serie de limitações, foi de grande importância para a economia científica, visto que foi tomada como ponto de partida para a criação da teoria clássica de Adam Smith.

A escola fisiocratica era formada por um grupo heterogêneo de autores, tais como:

• Jacques Turgot, que era ministro de finanças de Luis XVI, autor de reformas de inspiração liberal e propagandista da teoria do direito natural.

• Marquês de Mirabeau, que cunhou a expressão mercantilismo.

• Mercier de La Riviere, uma das principais figuras, com farta reflexão em filosófica política.

• Du Pont de Nemours, que ajudou a difundir as ideias fisiocratas nos Estados Unidos.

• François Le Trosne, jurista e economista que desenvolveu uma análise do valor em que considerava fatores como utilidade, despesas na produção, raridade do bem e concorrência.

• Nicolas Baudeau, que era o editor-chefe do jornal dos fisiocratas.

• François Quesnay, que foi o líder do movimento, médico da corte de Madame de Pompadour e de Luis VX, autor da obra Quadro Econômico, a mais conhecida da escola fisiocrata.

Quesnay verificou que a distribuição da propriedade não era proporcional ao trabalho de cada um, havendo uma ordem social não natural que promovia as desigualdades. Suas idéias fundamentais derivam da divisão de classes que ele fez na sociedade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com