TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação da sociedade capitalista no Brasil

Artigo: Formação da sociedade capitalista no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  217 Visualizações

INTRODUÇÃO

A Formação da sociedade capitalista noBrasil ocorreu de forma especifica e fora dos padrões clássicos, a sociedade brasileira se constituiu com a expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. O Capitalismo foi marcado por grandestransformações econômicas, sociais, políticas e culturais.

As Relações comerciais eram voltadas para a metrópole que aqui se mantinham relações sociais baseadas na escravidão, somente no século XIX,com a chegada de um grande contingente de imigrantes e com a abolição da escravidão, foi que o trabalho livre passou a ser introduzido no Brasil.

O mercado nacional era concentrado nas mãos dosgrandes produtores de café, em meio ciclo ao café outras atividades também se desenvolveram tais como: Sistema Bancário, Transportes Ferroviários e pequenas indústrias de alimentos, que assim dinamizaram avida nas áreas urbanas.

A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL

A formação da sociedade capitalista no Brasil ocorreu de forma específica e fora dos padrões clássicos. A formação de umaindústria de bens de consumo, em São Paulo, que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigranteseuropeus.

Quais são as particularidades do desenvolvimento socioeconômico do país? A sociedade brasileira se constituiu com o processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com